O Colóquio inicia por João Câmara no dia 27/11/2023

Publicada por Eliton Costa em 10/11/2023 Atualizada há 6 meses

O NUARTE do IFRN João Câmara, a partir do projeto IF na Praça, criou o COMUNIDARTES, que visa integrar o IFRN aos municípios que compõem a rede de atendimento da instituição.

Este ano, realizaremos uma série de ações de extensão, pesquisa e formação de professores, por meio de uma parceria com o Coletivo Poéticas do Aprender, do Centro de Educação da UFRN. Na ocasião, participaremos do III Colóquio Internacional Poéticas do Aprender que se realizará de 27 de novembro a 01 de dezembro de 2023 com o título “III Colóquio Internacional Poéticas do Aprender: itinerâncias artístico-pedagógicas”. O evento integra um conjunto de pesquisas de graduação, especialização, mestrado e doutorado que vem sendo realizadas no âmbito dessas duas instituições, em torno de itinerâncias artísticopedagógicas, com temáticas que envolvem ensino de artes e dimensão poética da docência. Prevê rodas de conversa sobre as ações culturais das cidades de João Câmara, Jandaíra, Touros, São Miguel do Gostoso e Parnamirim e oficinas voltadas para todos os professores das escolas públicas de cada município, além das discussões dos projetos culturais das cidades, das pesquisas na área poética e o contato com pesquisadores do país da África Oriental: Uganda. Como evento itinerante, os professores de cada município poderão participar em 01 dia de ações formativas certificadas pelo IFRN e a UFRN, partindo da "Dimensão Poética" da atuação de professores em aula.

O Colóquio inicia por João Câmara no dia 27/11, depois vai para São Miguel do Gostoso, no dia 28/11 (onde prestigia o encerramento do Festival de Cinema de Gostoso), chega em Jandaíra no dia 29/11 e finaliza em Parnamirim nos dias 30/11 e 01/12.

A proposta objetiva, simultaneamente:

• Conhecer projetos culturais desenvolvidos em espaços de educação não formal realizados em João Câmara, Jandaíra, Touros, São Miguel do Gostoso/RN e Parnamirim, por meio de rodas de conversa e oficinas, experimentando e discutindo as potencialidades de tais projetos na formação continuada de professores da educação básica.
  • Socializar e discutir os resultados preliminares das pesquisas realizadas no âmbito do Curso de Especialização em Ensino de Teatro do IFRN e no âmbito do Coletivo de Estudos Poéticas do Aprender da UFRN. Esse Colóquio é livre de taxa de inscrição. Para fazer valer o caráter público, gratuito e de qualidade das nossas ações conjuntas, ninguém precisará pagar para se inscrever e participar. Como se trata de um Colóquio, as pessoas inscritas são convidadas a conversarem sobre o tema do evento.

Assim, a proposta é todos nós integrarmos uma ou mais atividades que compõem a programação, no interior das quais podemos nos sentir à vontade para ouvir e também falar. Para vir conversar neste Colóquio, pedimos que você escolha uma das três modalidades de inscrição:

1) Proponente de Trabalho de Pesquisa

2) Proponente de Oficina Artístico-Pedagógica 3) participante (sem apresentação de trabalho) A inscrição em qualquer uma das modalidades dar-se-á através do preenchimento do Formulário de Inscrição https://forms.gle/Ji3pPDbFmqMLxDBL9. Abra o Formulário, escolha uma das modalidades e informe todos os dados solicitados.

No caso de inscrições nas modalidades

1) Proponente de Trabalho de Pesquisa e

2) Proponente de Oficina Artístico-Pedagógica, será necessário anexar o resumo do trabalho. Os resumos (de pesquisa e de oficina) aprovados pelo Comitê Científico do III CIPA (Anexo 3) serão publicados nos Anais do evento. Posteriormente, para quem desejar, os textos completos dos trabalhos inscritos nas modalidades 1 e 2 poderão ser enviados até 31 de janeiro de 2024, para comporem o livro do III CIPA a ser publicado em 2024. Dúvidas podem ser retiradas através do e-mail poeticasdoaprender@gmail.com ou através do número do IFRN João Câmara (84) 4005-4105.

Inscrição: https://forms.gle/Ji3pPDbFmqMLxDBL9

(continuará aberta até dia 20/11)