IFRN se organiza para receber seus alunos

Campus coloca em prática o 5S.

Publicada em 24/01/2011 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Desde o dia 23 de dezembro os alunos do IFRN - Campus João Câmara estão de férias. Durante esse período os servidores estão aproveitando para organizar seus setores para a chegada dos alunos no dia 24 de fevereiro.

Todos os setores estão organizando seus documentos e foi realizado um mutirão para organizar o almoxarifado, o setor que estava mais precisando, pois ele não seguia o 5S.

O 5S é uma ferramenta de trabalho que permite desenvolver umplanejamento sistemático de classificação, ordem, limpeza, permitindoassim de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional,motivação dos funcionários e consequente melhoria da competitividadeorganizacional. Os propósitos da metodologia 5S são demelhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais(separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza eidentificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria dopróprio 5S.

Os 5 Ss são:

• Seiri(整理): Senso de utilização. Refere-se à prática de verificar todas asferramentas, materiais, etc. na área de trabalho e manter somente ositens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o maisé guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dosobstáculos à produtividade do trabalho.
  • Seiton (整頓): Senso de ordenação. Enfoca a necessidade de um espaço organizado. A organização,neste sentido, refere-se à disposição das ferramentas e equipamentos emuma ordem que permita o fluxo do trabalho. Ferramentas e equipamentosdeverão ser deixados nos lugares onde serão posteriormente usados. Oprocesso deve ser feito de forma a eliminar os movimentosdesnecessários.
  • Seisō(清掃): Senso de limpeza. Designa a necessidade de manter o mais limpopossível o espaço de trabalho. A limpeza, nas empresas japonesas, é umaatividade diária. Ao fim de cada dia de trabalho, o ambiente é limpo etudo é recolocado em seus lugares, tornando fácil saber o que vaiaonde, e saber onde está aquilo o que é essencial. O foco desteprocedimento é lembrar que a limpeza deve ser parte do trabalho diário,e não uma mera atividade ocasional quando os objetos estão muitodesordenados.
  • Seiketsu(清潔): Senso de Normalização. Criar normas e sistemáticas em que todosdevem cumprir. Tudo deve ser devidamente documentado. A gestão visual éfundamental para fácil entendimento de cada norma.
  • Shitsuke ou Shuukan(躾)(習慣): Senso de autodisciplina ou hábito, costume. Refere-se à manutençãoe revisão dos padrões. Uma vez que os 4 Ss anteriores tenham sidoestabelecidos, transformam-se numa nova maneira de trabalhar, nãopermitindo um regresso às antigas práticas. Entretanto, quando surgeuma nova melhoria, ou uma nova ferramenta de trabalho, ou a decisão deimplantação de novas práticas, pode ser aconselhável a revisão dosquatro princípios anteriores.