I Torneio de Xadrez às Cegas do Mato Grande

Nunca antes nessa cidade...

Publicada em 09/12/2010 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Se jogar xadrez já é difícil para alguns, imagine jogar uma partida inteira sem poder mover as peças no tabuleiro!

Bem, foi exatamente isso que aconteceu em João Câmara na última sexta-feira durante a EXPOTEC do Campus. Um torneio às cegas foi realizado por equipes de 4 pessoas que jogavam entre si em partidas eliminatórias. No torneio que teve ao todo 8 partidas, duas equipes foram ganhadoras por terem aplicado xeque-mate na adversária, outras 2 o foram pelo término do tempo disponível de meia hora para toda a partida da oponente e 4 equipes, por causa da realização de 3 lances impossíveis pela adversária. A partida mais longa teve a duração de 42 lances.

Foram 8 equipes participantes: 7 de João Câmara e 1 de Santa Cruz. Embora fosse um torneio aberto, a quase totalidade dos 29 participantes foi composta por alunos e servidores do IFRN. A grande maioria deles é oriunda do curso de xadrez realizado entre agosto e dezembro no Campus João Câmara. Cerca de 23 alunos finalizaram o curso e já se observa uma sensível mudança no hábito dos alunos. No intervalo, as 4 mesas de xadrez do campus costumam ficar lotadas com fila de espera. O professor do curso, Francisco Quaranta, também foi o árbitro do torneio.

A premiação contou com troféu para o 1º lugar, medalhas para as 3 melhores equipes e brindes para as 4 melhores equipes (graças aos comerciantes de João Câmara). O resultado final foi o seguinte:

• Primeiro Lugar – Reynan e André (João Câmara)
  • Segundo Lugar – Joatan, Fernando e Victor (Santa Cruz)
  • Terceiro Lugar – Allyson, Anttogony, Ramon e Thales (João Câmara)
  • Quarto Lugar – Ewerton, Ciely, Ketheryne e Ana Nathalya (João Câmara)