Acontece Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais

Evento promovido pelo SEBRAE conta com a participação de várias autoridades municipais.

Publicada em 27/07/2010 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Nesta terça-feira (27) o SEBRAE/RN – Serviço Brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte– promoveu um encontro entre Prefeitos e Secretários Municipais no intuito de mobilizar lideranças públicas na implantação e implementação da Lei Geral nos Municípios, possibilitando assim o desenvolvimento territorial.

O encontro contou com a participação do Secretário de Educação, Maurício Caetano, e do Prefeito de João Câmara, Ariosvaldo Targino de Araújo, além de vários outros prefeitos da região.  Segundo o prefeito de São Miguel do Gostoso, Miguel Rodrigues Teixeira, este evento conseguiu reunir vários Prefeitos da Região do Mato Grande e por isso é importante, tanto para os Prefeitos, como também para o SEBRAE, que está se mostrando uma Instituição séria e vem desenvolvendo um grande trabalho em São Miguel do Gostoso. O prefeito disse ainda, estar feliz com o SEBRAE e espera dar continuidade ao trabalho junto à instituição e ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN a fim de promover mais desenvolvimento territorial e crescimento econômico a região mato grande. Conclui, afirmando que os prefeitos têm sim a obrigação de ajudar e dar as mãos às Instituições e procurar o que é melhor para a região.

De acordo com o Prefeito de São Bento do Norte, Luiz Lucas Alves Júnior, o desenvolvimento territorial já vem mostrando ser importantíssimo para o crescimento do país. Toda essa abundância atingida pelo Governo Federal precisa chegar efetivamente a todos os municípios do interior. O Instituto Federal em nossa região é um privilégio, a parceria com as prefeituras e o SEBRAE irão fortalecer as políticas públicas em nossa região, trazendo desenvolvimento e fortalecimento.
Para a Prefeita de Touros, Luciana Vieira da Silva Farias, “Reconhecemos a importância do SEBRAE para o desenvolvimento do nosso município, como também o IFRN que tem proporcionado oportunidade aos nossos alunos para a qualificação da formação e o fortalecimento para o futuro de cada um. O município está empenhado nestas parcerias que trazem o progresso e avanços para os nossos munícipes”. Continua ela afirmando que ”Quando participamos de um evento como este, sentimo-nos estimulados e trás o conhecimento nos capacitando e preparando para gerenciarmos melhor o nosso município. Acredito em um trabalho coletivo com pessoas preparadas e capacitadas. Um acreditando no outro e juntos avançaremos nos empreendimentos, nos negócios, nas pequenas empresas... um trabalho junto, na educação, na saúde e no trabalho social. Trabalhando todos visibilizando o futuro de todos. O SEBRAE, contribui para isto. O IFRN garante o conhecimento e juntos visualizamos o futuro do meu, do nosso município. Acredito na parceria que acontece entre a Prefeitura, as Instituições, as Empresas e nas pessoas, no coletivo principalmente.

No nosso município temos procurado motivar os nossos alunos e alunas para ingressarem no IFRN, como também, àqueles que já tiveram oportunidade de garantir a sua vaga nos cursos técnicos, subseqüentes e superior. Temos disponibilizado a condição necessária para que os mesmos dêem continuidade aos estudos por sabermos da importância para eles e suas famílias.
Preocupados com a qualificação profissional da comunidade mais carente da região, foi promovido junto ao IFRN à adesão ao Programa Mulheres Mil, que está alfabetizando mulheres do campo e, além disso, está promovendo cursos de capacitação profissional como oportunidade de geração de renda. O programa está acontecendo no Assentamento Aracati, na Associação de Moradores, local onde é desenvolvido  a criação da Tilápia.

A programação do evento contou com várias palestras, entre elas: Os Pequenos Negócios na Liderança do Desenvolvimento; A apresentação do projeto Território Mato Grande; A apresentação da Experiência do Programa Turismo Melhor; A apresentação do Sebrae e Prefeituras promovendo o desenvolvimento: apresentação de instrumentos de apoio aos municípios.  Encerrando a programação com os debates.