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PROJETO DE EXTENSÃO

SEGUNDA EDIÇÃO DA COPA IGNITE!

Equipes de esportes eletrônicos ensino, pesquisa e extensão se enfrentam neste sábado e domingo na segunda edição da COPA IGNITE!

Publicada por Francine Ferreira em 27/10/2023 Atualizada há 6 meses, 2 semanas

Neste sábado e domingo, 28 e 29 de outubro, acontecerá a 2ª edição da Copa IGNITE, evento que reúne os alunos presenciais do projeto de Extensão IGNITE (Implementação de Games na Integração entre Tecnologia e Educação) em um campeonato com três equipes do projeto: Ensino, Pesquisa e Extensão. No sábado ocorrerá a fase classificatória e no domingo a grande final. A equipe campeã ganhará um lugar no “Memorial IGNITE” sendo reconhecida por todos os mais de 80 alunos do projeto (modalidade remota do projeto), além de que o melhor jogador do torneio (conhecido como “MVP Player”) também ganhará uma conta com um acessório cosmético do jogo League of Legends (modalidade atual do projeto) a sua escolha. A Copa será transmitida nos dois dias através do link twitch.tv/projetoignite a partir das 14h.

O PROJETO IGNITE

Descobrir talentos, fomentar a interação social, trabalhar a concentração e disciplina dos alunos, bem como buscar a validação dos jogos eletrônicos como modalidade esportiva no IFRN: essas foram as motivações iniciais de Yuri Bittencourt, servidor Técnico-Administrativo do Campus João Câmara do IFRN, quando pensou na criação de um projeto de extensão que pudesse aproximar a comunidade acadêmica dos e-sports.

“Em diversos campi, inclusive João Câmara, muitos alunos jogam de maneira competitiva, contudo, sem maiores orientações e pouca interação com outros colegas que também participam do mesmo ambiente digital”, relata o idealizador do projeto, citando ainda problemas de incentivo à prática de esportes eletrônicos, seja pela dificuldade de reconhecimento da modalidade como esporte, ainda muito presente no nordeste brasileiro, ou pela qualidade do acesso à Internet e dos equipamentos utilizados.

Assim nasceu o Projeto IGNITE - Implementação de Games na Integração entre Tecnologia e Educação, inicialmente ofertando 20 vagas (já completamente preechidas), com dois encontros semanais pela manhã e à tarde (às terças e quintas), durante o contraturno de aula dos alunos do Campus. “O projeto visa criar uma comunidade dentro do Instituto em que os estudantes entendam que o tempo de dedicação aos jogos eletrônicos pode e deve ser bem aproveitado, mas sem deixar os estudos de lado. Por isso, a participação no projeto é condicionada ao bom desempenho acadêmico”, afirma o coordenador do IGNITE.

Inicialmente, os alunos estão tendo orientação para melhorar suas habilidades no League of Legends (LoL), um dos jogos mais populares no cenário competitivo dos esportes eletrônicos no Brasil e do mundo, possuindo um circuito bem definido de campeonatos. Yuri ressalta que “a ideia de começarmos o projeto pelo LoL tem a ver com a popularidade do jogo entre os alunos e os aspectos altamente estratégicos contidos nele, como a tomada de decisões rápidas, trabalho em equipe e comunicação efetiva, contribuindo para a melhoria das habilidades mentais, motoras e sociais dos estudantes. Na continuidade do projeto, pretendemos encontrar servidores e alunos com habilidades em outros títulos eletrônicos com as mesmas características educativas para ampliarmos essa oferta”.

RESULTADOS VISÍVEIS

O IGNITE já está no seu segundo ano de atividades, e o coordenador do Projeto afirma que já percebeu mudanças significativas no comportamento dos alunos, informação que é reforçada pelos próprios participantes: “A orientação está sendo essencial porque tenho problema com desvio de foco, mas a sinergia com os outros integrantes já na primeira partida foi incrível e o ambiente também está muito bom, vou melhorar nas próximas aulas!", comentou entusiasmado Davi Saldanha, aluno do 4º ano do curso de Informática integrado do IFRN, em seus primeiros dias de projeto.

"É incrível e emocionante a melhora na disciplina e sociabilidade entre os alunos em atividades que exigem trabalho em equipe. Em poucas semanas eles vivenciaram habilidades interpessoais valiosas, como: dar e receber conselhos, fornecer apoio aos colegas, além de uma melhora significativa no direcionamento de confiança quando se torna líder do grupo para determinada ação dentro do jogo”, relata Yuri, que espera que o Projeto proporcione a criação de uma comunidade respeitosa, cidadã e atualizada sobre novas práticas de trabalho e lazer no que diz respeito aos esportes eletrônicos e o seu reconhecimento enquanto modalidade nos jogos escolares.

Hoje o IGNITE é um projeto com origem em João Câmara, porém com abrangência institucional, possuindo em sua forma remota mais de 80 alunos participantes de todos os campi do IFRN. Em breve o IFRN também participará da primeira edição dos jogos estaduais (JERNS) de jogos eletrônicos na modalidade “League of Legends”. Confira a segunda edição da Copa IGNITE através da twitch.tv/projetoignite, nos dias 28 e 29 de outubro!

Palavras-chave:
IGNITE
IFRN/JC
Projeto de Extensão

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