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NEA do IFRN Campus Ipanguaçu se reúne com parceiros para planejamento das ações de projetos em andamento

O encontro contou também com a participação do Gestor Regional da EMATER, Valmiro Manoel da Silva, e de técnicos de Extensão Rural de cinco municípios do Vale do Açu

Publicada em 13/02/2017 Atualizada há 1 ano

Reunião de Planejamento - NEA

Em 08 de fevereiro de 2017 o NEA- Núcleo de Estudos em Agroecologia do IFRN Campus Ipanguaçu realizou uma reunião com a participação do Gestor Regional da EMATER, Valmiro Manoel da Silva, técnicos de Extensão Rural de cinco municípios do Vale do Açu, a Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Ipanguaçu, Somália Varela Caldas e outros técnicos do município. Na ocasião, realizou-se o planejamento das ações dos projetos: “SEMENTES CRIOULAS PARA O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO VALE DO AÇU –RN” e “MANUTENÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM AGROECOLOGIA DO IFRN  Campus IPANGUAÇU - BIÊNIO 2016 A 2018”.

O primeiro projeto já se encontra em fase final, tendo sido aprovado pela Chamada MCTI/MAPA/CNPq Nº 40/2014 – “Linha 1: Sementes Crioulas, Tradicionais ou Locais” e seu objetivo geral está numa perspectiva de contribuição do projeto na formação dos estudantes regulares do IFRN e de agricultores familiares dos municípios do Vale do Açu. Propõem-se desenvolver e aplicar conhecimentos e tecnologias agroecológicas no setor agropecuário e apoiar a pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica e extensão. Dentre os objetivos específicos, destaca-se:

• Fortalecimento das UTDs (Unidades Técnicas Demonstrativas) já instaladas ou em desenvolvimento nas áreas temáticas de: produção de nutrientes de base ecológica, banco de sementes, manejo da caatinga e sistema agroflorestal;

• Desenvolver e aplicar conhecimentos e tecnologias agroecológicas no setor agropecuário, com foco na identificação, resgate, validação, melhoramento, beneficiamento, conservação e/ou intercâmbio de materiais genéticos de interesse para a Agroecologia por meio de metodologias participativas que promovam a construção e a socialização das práticas e conhecimentos e o acesso coletivo aos materiais trabalhados;

• Formação de recursos humanos (RH) em níveis técnico, graduação e produtores rurais (com foco na agricultura familiar);

• Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em áreas específicas: recursos naturais e controle ambiental;

• Extensão: cursos, workshops, serviços, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e transferência de inovações para o setor produtivo e sociedade, desenvolvimento de artigos, trabalhos de conclusão de curso e projetos científicos e tecnológicos.

Já o segundo projeto, aprovado na Chamada MCTI/MAPA/CNPq Nº 02/2016, visa consolidar a atuação do NEA-IFRN Campus Ipanguaçu em estudos e disseminação de práticas agropecuárias de base ecológica na Região do Vale do Açu-RN, a partir do fortalecimento e manutenção das Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs) de Produção de Nutrientes de Base Ecológica, Banco de Sementes, Manejo da Caatinga, Banana Orgânica e Sistema Agroflorestal. Visa-se, ainda, a formação de recursos humanos em nível técnico, estudantes de graduação e produtores rurais (com foco na agricultura familiar), para que possam ser agentes multiplicadores capazes de desenvolver e aplicar conhecimentos e tecnologias de base ecológica no setor agropecuário, com foco na recuperação de solos e águas impactados, controle ecológico de pragas, recuperação de áreas degradadas, criação de animais e cultivo de espécies vegetais em sistemas orgânicos de produção voltados para a agricultura familiar. Para isto será realizado um curso de qualificação profissional / Formação Inicial e Continuada (FIC) de 160 horas sobre AGRICULTURA E PECUÁRIA DE BASE ECOLÓGICA; será implantada a Campanha Anual para a Promoção do Produto Orgânico na instituição, com atividades como a Semana de Agroecologia e Meio Ambiente e Feira de Sementes Crioulas e Produtos Orgânicos. Serão elaboradas 02 (duas) “Fichas Agroecológicas: Tecnologias Apropriadas à Produção Orgânica”. No decorrer do processo será construído um Diagnóstico dos Sistemas de Produção dos agricultores familiares envolvidos, e a partir dele se dará a Construção e Implantação do Plano de Transição de Base Ecológica. Além disto, será dada a continuidade das ações para a multiplicação de sementes crioulas, adubos verdes e mudas nativas.

 

 

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

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