Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Projeto de pesquisa do IFRN - Ceará-Mirim ganha credenciamento para competição em Hong Kong

Participação foi resultado de conquistas de dois primeiros lugares na IV MOCITECZN

Publicada em 13/12/2017 Atualizada há 1 ano

Da esquerda para a direita: Angelina Araújo, Leandro Silva, Anderson Santos e Lorena Antunes

Dentre os vários projetos de pesquisa e extensão produzidos dentro do IFRN - Ceará-Mirim, conquistando prêmios em nível acadêmico em eventos de todo o Brasil, um deles deu um passo além em direção ao reconhecimento internacional. Trata-se do trabalho "Análise dos Parâmetros Físico-químicos e Biológicos dos Recursos Hídricos Armazenados nas Cisternas dos Municípios Localizados na Região do Mato Grande/RN", orientado pelo professor Leandro Costa. 

Os alunos alcançaram a primeira colocação na área de ciências biológicas na IV MOCITECZN, do IFRN - Campus Zona Norte. Mas as conquistas não pararam por aí: o trabalho também foi o primeiro lugar geral dentre todos os participantes da Mostra. Com isso, os estudantes ganharam credenciamento para participarem da Hong Kong Student Science Project Competition, uma feira de pesquisa acadêmica de abrangência internacional que acontece na província chinesa.

PESQUISA

O objeto de estudo do trabalho são os municípios da região do Mato Grande/ RN beneficiados por programas criados pelo governo. O projeto nasceu com a intenção de analisar através de uma ótica físico-química e biológica, para examinar a qualidade da água consumida pelos moradores dos municípios de Pureza, Taipu e Poço Branco. Posteriormente, o procedimento é de equiparar com os padrões de qualidade e potabilidade estabelecidos para tomar medidas cabíveis e ecologicamente corretas, por meio da construção de ferramentas tecnológicas acessíveis, a fim de diminuir a propagação de agentes patogênicos nesses reservatórios. Assim, é possível estabelecer caminhos para oferecer uma água de boa qualidade para a população residente. 

Para Leandro Costa, docente da disciplina de biologia e coordenador do trabalho, esta produção acadêmica é fruto de uma metodologia de ensino na qual os alunos são impelidos a desenvolverem projetos de pesquisa científica que proponham intervenções em alguma problemática local. Ele afirma que o projeto é de "suma importância para a comunidade, que em situação de vulnerabilidade social necessita de uma maior atenção quanto as suas necessidades básicas - nesse caso, a água consumida no dia a dia". Leandro ainda pontua a atuação dos estudantes como protagonistas do processo. "Eles pensaram na problemática e desenvolveram todo o projeto, realizando os experimentos e as análises das amostras de água, bem como a interpretação dos dados", destaca Leandro, que contou com o apoio do professor Saulo Carneiro para orientar os discentes. 

O grupo é formado por estudantes do 3º ano matutino do curso integrado de Informática. Segundo Lorena Antunes, uma das alunas participantes, as atividades foram desempenhadas em conjunto durante todas as etapas. "Desde a pesquisa bibliográfica até as análises de amostras, os quatro sempre estiveram juntos", lembra. Além de Lorena, os participantes do trabalho foram Angelina Araújo, Anderson Santos e Leandro Silva. 

Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas