Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Estratégias

IFRN discute implementação de ações em Educação Financeira

Capacitação para a comunidade é um dos focos

Publicada por Bruno Arcanjo em 16/02/2024 Atualizada há 2 meses, 3 semanas

Com uma pauta voltada à Estratégia Nacional de Educação Financeira, instituída pelo Decreto n° 7.397/10, representantes das Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) e de Extensão (Proex) se reuniram com representantes de ações na área de Educação Financeira do IFRN. A reunião aconteceu no dia 30 de janeiro de 2024, na Reitoria do Instituto.

Estratégia Nacional de Educação Financeira

Apresentados pelo professor Sylvester Stallone, do Campus Ceará-Mirim do IFRN, o decreto 7.397/10 – que foi renovado pelo Decreto n°10.393/20 – além de tratar da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), criou o Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef). As iniciativas, juntas, embasam a Educação Financeira no Brasil e os projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos junto ao Campus do professor Stallone.

“Estudos mostram que uma população sem educação financeira reflete uma economia menos eficiente e menos competitiva. Uma sociedade educada financeiramente contribui para o fortalecimento da sua economia”, ressaltou o professor.

Integração e encaminhamentos

A reunião contou com a participação, pela Propi, do professor Avelino Lima Neto, pró-reitor; pela Proex, da professora Samira Delgado, pró-reitora, e Jobson Maranhão, técnico-administrativo. Os representantes das ações em Educação Financeira foram o professor Sylvester Stallone, do Campus Ceará-Mirim, e o economista Cláudio Barbosa.

“Notamos que as ações de pesquisa e extensão desenvolvidas dão sinais de impacto positivo na vida da instituição e da comunidade externa”. Ações similares já existem em outros Institutos Federais, como o do Ceará e o do Maranhão. Na ocasião, Samira exercia também a função de reitora em substituição, estando o professor Arnóbio Filho – reitor do IFRN – em viagem oficial à Brasília.

“Um Núcleo de Estudos em Educação Financeira (Neefi) promove a disseminação de orientações e informações sobre Educação Financeira. A sua existência no Campus Ceará Mirim marca um posicionamento de protagonismo do município na região metropolitana de Natal”, finalizou o professor Stallone, referindo-se à importância do trabalho para o IFRN.

Como encaminhamento da reunião, o grupo de participantes decidiu pela continuidade da submissão de projetos de Pesquisa e de Extensão, acrescendo-se a esses os projetos de Ensino. O professor Avelino sugeriu a criação de um grupo de pesquisa acerca da temática, a fim de consolidar e centralizar as iniciativas com vistas à submissão de projetos em agências externas. O pessoal presente propôs, por fim, um diálogo com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE) do IFRN, com o escopo de ofertar capacitação em educação financeira aos servidores em processo de aposentação.