Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Visita Técnica

NEABI do Campus Canguaretama visita museus comunitários indígenas do Ceará

A visita técnica aconteceu nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2017

Publicada em 17/02/2017 Atualizada há 1 ano

Entre os dias 09 e 10 de Fevereiro de 2017, os professores Ana Cristina Lima, Avelino Neto e Nilton Xavier, representando o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Canguaretama, visitaram os museus indígenas "Jenipapo-Kanindé" e "Pitaguary", localizados nos municípios de Iguape e Pacatuba, assim como o Museu Histórico e Antropológico do Ceará, situado no centro da capital cearense.

A visita técnica foi realizada com o objetivo de compreender o processo de criação dos museus comunitários, visando, dessa forma, contribuir com práticas de museologia social e preservação da memória nas comunidades indígenas do Catu dos Eleotérios (Canguaretama/Goianinha-RN) e de Sagi Trabanda (Baía Formosa/RN).

No Museu Indígena Jenipapo-Kanindé, o grupo foi recebido por Eraldo Preá, que falou sobre os caminhos de criação do local e apresentou o grupo à Cacique Pequena e aos muitos espaços musealizados da comunidade. Já no Pitaguary, os pesquisadores contaram, com as detalhadas descrições fornecidas pelo Pajé Barbosa, por Rosa Pitaguary e pela jovem Francilene, que relataram, além do caminho percorrido para a fundação do museu - que ainda está em construção - o cotidiano da comunidade e os modos pelos quais os seus objetos e espaços foram preservados.

No Museu Histórico e Antropológico do Ceará, foram coletadas informações sobre a exposição dos povos tradicionais, bem como contatos de pesquisadores que colaboraram com projetos na criação de museus comunitários no estado.

 

Após a visita técnica, o NEABI pretende estruturar um projeto de extensão que buscará dar início a um itinerário de apoio à criação de pontos de memória e/ou museus comunitários nas comunidades indígenas próximas ao Campus Canguaretama.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas