III Secitex

Campus Canguaretama apresenta trabalhos e conquista premiações na III Secitex

A participação do campus contou com a apresentação de 25 trabalhos, sendo 03 premiados, além da exibição artística de grupo de dança.

Publicada em 06/12/2017 Atualizada há 1 ano

Entre os dias 28 e 30 de novembro de 2017, a comitiva do Campus Canguaretama participou da III Secitex – Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, que foi sediada na cidade de Caicó. Na ocasião, foram apresentados 25 trabalhos, sendo 20 de pesquisa e inovação e 05 de extensão, originados de projetos de pesquisa, inovação e extensão desenvolvidos no Campus, além da exposição do Grupo de Dança DivDance.

A comitiva do Campus foi composta por 43 alunos, acompanhados pelo Professor e Coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Canguaretama, Dr. Márcio Marreiro Das Chagas, assim como pelo Professor e Coordenador do Curso Técnico de Informática, Dr. Eberton da Silva Marinho, pelo Prof. Dr. Miguel Fernandes Kolodiuk, pela Coordenadora do Curso Técnico de Eventos do Campus Canguaretama, Profª. Ana Neri da Paz Justino e pelo Diretor Geral do Campus Canguaretama, Valdelúcio Pereira Ribeiro.

A Secitex, em sua terceira edição, contou com o tema "A matemática está em tudo". Assim, os alunos e professores do Campus se empenharam em desenvolver trabalhos que envolvessem diversas áreas, como turismo, eventos, informática, eletromecânica, educação do campo, educação de jovens e adultos entre outras, com destaque para a elaboração e aplicação de ideias com forte capacidade inovadora e impacto social na Microrregião do Litoral Sul.

A aluna da Licenciatura em Educação do Campo, também premiada através do melhor trabalho da área, Eloiza de Lima Nascimento, conta sobre a emoção e a dedicação de participar da III SECITEX. Nesse sentido, ela revela que “foi um momento único, além da oportunidade de conhecer os diversos trabalhos e linhas de pesquisas que o IFRN vem desenvolvendo”, afirmando também que foi possível “mostrar um pouco do que a Licenciatura em Educação do Campo vem produzindo [...] Não imaginava que o nosso trabalho seria premiado! Nos dedicamos muito, foram meses de pesquisa e quando vimos nossos esforços sendo reconhecido, foi emocionante”.

Já para o professor Márcio Marreiro, Coordenador de Pesquisa e Inovação, é importante destacar o aumento expressivo da quantidade e qualidade dos trabalhos produzidos e apresentados, assim como a relevância da tradição das conquistas de premiações do Campus ao longo de sua participação em todas as edições do evento. Satisfeito, reconhece o “esforço e o talento de todos os servidores que se dedicaram na árdua tarefa de orientação e condução de projetos, tendo o nobre objetivo de buscar alternativas para o desenvolvimento da região, como também dos alunos, em seus respectivos projetos, debruçados em suas pesquisas com o objetivo de trazer melhorias para a região onde vivem”, e complementa afirmando que "a pesquisa do Campus Canguaretama tem apresentado um crescimento exponencial, sempre em destaque em diversos âmbitos".

Para conhecer os trabalhos apresentados e premiados, basta clicar nos links:

Lista de trabalhos apresentados

Lista de trabalhos premiados