Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus

Canguaretama

Coordenação de Atividades Estudantis

Publicada em 16 de Novembro de 2023 às 17:19 Atualizada em 9 de Janeiro de 2024 às 13:45

Apresentação

A Coordenação de Atividades Estudantis (Coaes) tem como principal objetivo o suporte ao processo educacional através de ações do Serviço Social, Psicologia e Saúde Preventiva.  A principal meta da implementação dos programas desta natureza é de intervir nas relações sociais e nas questões de ordem socioeconômicas que afetam e/ou dificultam a concretização do processo de ensino-aprendizagem. 

Considerando as especificidades da região onde está inserido o campus Canguaretama e o perfil socioeconômico dos alunos matriculados, a Instituição tem como meta constante a aplicação de cerca de 10% do orçamento nos programas de assistência sócio estudantil. 

Principais serviços e atividades realizados pela Coaes

Serviço Social

O Serviço Social desenvolve ações e atividades direcionadas pelo Projeto Ético Político do Serviço Social brasileiro, como também, segue as diretrizes da política de Assistência Estudantil do IFRN, que possui como pressupostos legais a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, além destes, a Assistência Estudantil do IFRN é baseada no Plano Nacional de Assistência Estudantil das Instituições Federais de Ensino Superior (PNAES, 2007), e o Decreto 7.234 de julho de 2010 que cria o Programa Nacional de Assistência Estudantil. Dessa forma, desenvolve estratégias de atendimentos e ações de assistência ao estudante objetivando a oferta de condições de acesso, permanência e conclusão, que vem sendo viabilizados a partir de Programas e Auxílios, bem como através de atendimentos e encaminhamentos realizados. São ações cuja finalidade é minimizar situações de vulnerabilidade social às quais dificultam o desenvolvimento pleno das atividades relacionadas ao processo ensino aprendizagem.

Algumas atividades e ações desenvolvidas:

  1. Atendimento individual e/ou grupal aos discentes, familiares e servidores;
  2. Inclusão dos estudantes nos programas de Apoio à Formação Estudantil, Auxílio Transporte e Alimentação Escolar, dentre outros serviços;
  3. Visitas domiciliares;
  4. Realização de oficinas, discussões e orientações educativas;
  5. Encaminhamentos e orientações junto aos estudantes e suas famílias à rede socioassistencial;
  6. Planejamento, execução e avaliação de pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais (Ex: caracterização socioeconômica);
  7. Mobilização e articulação Inter setorial com as demais políticas.

Psicologia Escolar

A psicologia escolar colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos no processo de ensino-aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre às dimensões política, econômica, social, cultural e biológica, e atua através de intervenções individuais ou em grupo.  O objetivo é orientar a compreensão das emoções, a forma de pensar e o comportamento humano. 

Algumas atividades desenvolvidas:

  1. Discussão com professores, pais e alunos sobre os processos de ensino-aprendizagem com vistas a aperfeiçoá-los;
  2. Intervenções psicológicas dialogadas (oficinas, palestras, rodas de conversa);
  3. Participação direta na ETEP, nas RP's com a Diretoria Acadêmica e junto as coordenações de curso para contribuir com saberes psicológicos na construção de planejamentos acadêmicos;  
  4. Acompanhamentos individuais, previamente agendados, das  demandas psicológicas dos alunos; 
  5. Plantão psicológico para intervenções emergenciais em alunos ou servidores;
  6. Possibilidade de participação/coordenação de projetos de pesquisa ou extensão com objetivo de aprofundar conhecimentos psicológicos e/ou realizar intervenções com a participação da comunidade externa.

Saúde Estudantil

Os serviços de saúde também estão inseridos na Coordenação de Atividades Estudantis desenvolvendo ações de prevenção, promoção e acompanhamento da saúde do aluno visando garantir, através de suas atividades, a permanência do discente na escola e o direito à educação. A equipe é composta atualmente por uma técnica em enfermagem, um médico e um odontólogo.

Ações desenvolvidas pelo setor de saúde:

  1. Assistência integral ao aluno;
  2. Ações preventivas e curativas;
  3. Atendimento de urgência;
  4. Interação com os demais setores;
  5. Trabalho em equipe;
  6. Campanhas educativas no campus e nas comunidades locais;
  7. Esclarecimentos e orientações sobre aspectos relacionados à saúde.