Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Verde junta lixo por 7 dias com alunos e produz resultado surpreendente

4 alunas e uma servidora participaram do experimento

Publicada por Matheus Medeiros em 24/08/2023 Atualizada há 8 meses, 3 semanas

Experimento realizado pelo Projeto Campus Verde Caicó de 27 de junho a 04 de julho de 2023, "7 DIAS DE LIXO" foi desenvolvido por uma servidora e 4 alunas voluntárias e consistiu na coleta de todo resíduo sólido não orgânico produzido em uma semana, provenientes do consumo individual de cada participante.

O experimento foi inspirado no trabalho do fotógrafo e artista visual americano Gregg Segal, que convidou alguns amigos, vizinhos e parentes a participar, guardando o lixo produzido por sua família durante uma semana e depois registrou a foto deles rodeados com seu próprio lixo. O propósito do experimento é levar as pessoas a pensarem sobre seus hábitos de consumo, assumindo um papel de “vítima” do sistema atual, bem como de “agressor” do meio ambiente, ressaltando a cultura do consumo e a relação com o desperdício.

Existem resíduos que, mesmo que pareçam ser recicláveis, não são absorvidos pelas empresas que coletam resíduos para reciclagem e, por isso, são destinados ao lixo comum. A possibilidade de reciclagem depende do avanço tecnológico de cada região. Para Caicó e cidades circunvizinhas, alguns materiais não são recicláveis como, por exemplo, caixa de ovos feita de papelão, isopor e sacolas plásticas.

Ao final dos 7 dias, cada participante respondeu um questionário para refletir sobre sua participação no experimento e seus hábitos de consumo. A maioria afirmou que participar do experimento foi difícil, em parte, porque precisavam estar atentas aos hábitos de consumo e descarte. Foi produzido todo tipo de lixo nesses 7 dias: plástico, vidro, papel, papelão, metal e misto (mistura desses materiais), sendo recicláveis até 25% destes, apenas. A maioria não reutilizou algum lixo produzido e, inclusive, descartaram no lixo comum após o experimento. Todas relataram que se não tivessem participado dessa experiência, teriam gerado mais lixo.

Dentre os que comentaram sobre o experimento com pessoas próximas, afirmaram que receberam apoio da maioria delas. O experimento contribuiu para que as participantes perceberem quais tipos de resíduos mais produzem, o que as levou a melhorar seus hábitos, evitando o consumo de alguns materiais e reutilizando outros. As participantes alegam ter aprendido a observar mais seus hábitos, perceber o quanto são influenciadas pelo sistema e como isso influencia negativamente no meio ambiente, afinal, esse lixo passará anos para se decompor.

O IFRN preza pelo consumo cosciente e pela diminuição do uso de materiais não recicláveis.

Palavras-chave:
reciclagem
lixo
campus verde