Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino

Oficina aborda a produção de documentários com alunos do integrado

Iniciativa foi promovida por professoras da disciplina de Língua Portuguesa

Publicada em 25/04/2017 Atualizada há 1 ano

Com o objetivo de apresentar todo o processo de produção de vídeo documentários, foi realizada na quinta quinta-feira (20) a oficina “Processo e produção de documentários”, ministrada pelo documentarista e antropólogo visual Diogo Moreno. A iniciativa foi voltada para os alunos dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados de Edificações, Logística e Edificações e ocorreu nos turnos matutino e vespertino.

“A ideia foi repassar aos estudantes o conhecimento básico da produção desses vídeos para que eles produzam seus próprios documentários baseados em poemas de poetas diversos, da literatura brasileira e africana”, explicam as professoras de Língua Portuguesa Candice de Azevedo e Janaína Capistrano, que promoveram a oficina.

Durante a explanação foram apresentadas todas as etapas da produção de vídeo documentários, partindo da criação do roteiro, passando pelos cuidados com iluminação, planos, enquadramentos e checagem de áudio, chegando até o processo de pós-produção.

Na ocasião, os alunos tiveram contato com equipamentos como câmeras, steadycam e drone. Para análise prática de algumas técnicas foram exibidos três documentários dirigidos por Diogo Moreno: “Noite dos Tambores”, “Chico Daniel: a arte de João Redondo” e “Da Terra do Barro Batido Nasceu o Baião. De Timbaúba dos Batistas, o Forró de Elino Julião”.

“A experiência foi muito proveitosa, principalmente pela atenção dispensada pelos alunos durante as explicações. Também tivemos muitas dúvidas que foram esclarecidas e curiosidades com relação à utilização e funcionamento dos equipamentos”, avaliou o documentarista. 

Sobre Diogo Moreno

Natural de Natal, graduado em Ciências Sociais pela UFRN com bacharelado em Antropologia e licenciatura em Sociologia, estagiou como cinegrafista e editor de imagens na Oficina de Tecnologia de Educacional da mesma universidade.  Trabalhou durante cinco anos como cinegrafista e editor da TV Câmara Natal.

Dirigiu vários documentários, dentre os quais destacam-se: "Espetaculares Kengas", "O Canto das Senhoras", "Passo da Pátria: Da lama ao Sol", "Chico Daniel: A arte do João Redondo, "Making Of Rosário do Seridó", "Autobiografia: Glorinha Oliveira", "Autobiografia: Aluízio Alves", "Autobiografia: Jorge Negão", "Identidades - Gênero e Diversidade Sexual", "Da Terra do Barro Batido nasceu o Baião. De Timbaúba dos Batistas, o forró de Elino Julião", "Triunfo - Quando os homens viram herois”, "Noite dos Tambores".


Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas