VISITA TÉCNICA

Alunos de Logística realizam visita técnica à Alpargatas, na Paraíba

Visita aconteceu no início de agosto

Publicada em 24/08/2015 Atualizada há 1 ano

No dia 1º de agosto, alunos da Graduação em Logística do Campus São Gonçalo do Amarante, realizaram visita técnica, coordenada pela professora Rafaelli Freire, à Alpargatas, localizada no município de Santa Rita, região metropolitana da Paraíba. Esta unidade da Alpargatas é hoje responsável por toda a produção da América Latina de tênis das marcas Rainha, Topper, Mizuno e Timberland, além de uma parcela da produção dos calçados das Hawaianas. Foram 4 horas de visita às instalações fabris e armazém de produtos acabados, passando pela produção de botas de segurança, solados, montagem dos cabedais aos solados, dentre outros. Esta indústria trabalha com a filosofia do Toyota Production System e suas técnicas. As ordens de produção são enviadas a outra unidade da fábrica, também localizada na Paraíba, responsável pelo corte de todos os materiais que farão parte do cabedal (parte superior do tênis). As peças cortadas são enviadas às diversas facções de costura localizadas no interior da Paraíba e uma em Nova Cruz, no Rio Grande do Norte, onde todas as peças serão costuradas e posteriormente enviadas à unidade visitada para serem montados ao solado.

Os alunos tiveram uma ótima oportunidade de observar na prática técnicas aprendidas nas disciplinas de Gestão de Operações, Planejamento e Controle, Armazenagem e Movimentação de Materiais, Segurança do Trabalho, Qualidade, Estratégia e Fundamentos de Administração, resultando em ganhos imensuráveis à formação profissionais desses futuros Tecnólogos em Logística."