Você está aqui: Página Inicial / Campi / São Paulo do Potengi / Notícias / Estudantes apresentam “Jogo dos Filósofos” em evento em Natal

Estudantes apresentam “Jogo dos Filósofos” em evento em Natal

26/09/2016 - Jogo de tabuleiro, participantes respondem perguntas sobre filósofos antigos.

Estudantes apresentam “Jogo dos Filósofos” em evento em Natal

Estudantes também apresentaram um pôster

Estudantes do Campus São Paulo do Potengi do IFRN participaram, na última terça-feira (20) I Encontro dos Docentes de Filosofia do IFRN (Endofilos), que aconteceu em Natal e marcou a abertura do semestre letivo 2016.2 de vários campi da Instituição. Durante o evento, os estudantes apresentaram o Jogo dos Filósofos e um pôster sobre a relevância da Filosofia na formação humana dos jovens.

O jogo foi desenvolvido sob a supervisão do professor de Filosofia Alexandre Medeiros de Araújo e contou ainda com a colaboração da professora de Desenho Maria Juliana. Segundo o professor, no jogo, os participantes respondem perguntas sobre filósofos antigos à medida que percorrem o tabuleiro.

Participaram da apresentação do jogo os estudantes do IFRN Willyam Firme, Eduarda Lins, Antônio Araújo, Luiz Alberício e Leandro Vitor, além de Jardel Ramires, que não estuda na Instituição, mas participa do projeto extensão.

“Foi muito proveitoso e o jogo foi muito bem acolhido porque se trata de uma inovação no campo do ensino da Filosofia. É uma forma de sair um pouco do modelo convencional de aula e texto. A experiência do jogo proporcionou aos professores vislumbrarem meios alternativos lúdicos para o ensino da Filosofia”, destacou Alexandre Araújo, que durante o evento apresentou também um trabalho sobre a relevância a filosofia no Ensino Básico para a formação ética, crítica e cidadã dos jovens.

O I Endofilos aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro e discutiu o papel das disciplinas de base filosófica no ensino técnico integrado e tecnológico. O primeiro dia do Encontro foi realizado no auditório da Reitoria. No segundo, o evento aconteceu no Campus Natal-Central, no auditório da Diretoria de Ciências (Diac).

O evento contou com a apresentação de trabalhos nos formatos comunicação oral ou pôsteres, além de fóruns de discussão. No dia da abertura, foi ministrada a palestra “A Base Nacional Comum Curricular: estrutura, processo de elaboração e caminhos exploratórios”, pelo professor Edgar Lyra, da PUC-Rio.