XIII ENEM

Projetos de Pesquisa do Campus serão apresentados na 13º edição do Encontro Nacional de Educação Matemática

As estudantes Hélen Silvestre, Êmilly Ferreira e Bárbara Oliveira tiveram propostas aprovadas; evento acontece entre os dias 14 e 17 de julho, em Cuiabá

Publicada em 03/06/2019 Atualizada há 1 ano

Iniciativas serão apresentadas nas modalidades 'pôster' e 'comunicação oral'.

O XIII Encontro Nacional de Educação Matemática (Enem) aprovou três projetos de pesquisas desenvolvidos por estudantes do Campus São Paulo do Potengi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento, que acontece este ano em Cuiabá, entre os dias 14 e 17 de julho, submeteu os trabalhos das alunas Hélen Silvestre e Êmilly Ferreira, ambos coordenados pela professora de matemática do Campus, Juliana Schivani. As propostas foram aprovadas para serem apresentadas na modalidade pôster.

Segundo Juliana, o conteúdo desenvolvido no quarto bimestre de Matemática III é Geometria Analítica. “Para deixar a temática menos abstrata e mais significativo, optei pela busca dos alunos alunos a objetos e lugares onde a geometria analítica pudesse estar presente”, contou a professora. A partir disso, Hélen Silvestre, aluna do Curso Técnico Integrado de Meio Ambiente, enxergou as hipérboles no corpo humano: “mesmo sem apoio científico e nenhuma pesquisa encontrada sobre essa relação, Hélen descobriu, utilizando fita métrica e o conhecimento de colegas voluntários, que a definição de hipérboles se encaixava de forma aproximada nas curvas da cintura de meninos e meninas”.

Já a aluna Êmilly Ferreira, estudante de Edificações, encontrou um material didático à base de madeira que construía um único tipo de hipérbole. “A aluna aperfeiçoou este material e construiu um novo objeto capaz de construir hipérboles de vários tamanhos distintos”, completou a professora.

O projeto de pesquisa “Meio Ambiente Matemático: atividades de problemas de contexto técnico resolvidos com aplicação de conceitos matemáticos”, também coordenado pela professora Juliana e, tendo como membros a professora Dayana Torres, de Meio Ambiente e a aluna Bárbara Oliveira, aluna concluinte em 2018, também foi submetido e aceito para ser apresentado na modalidade comunicação oral, no mesmo evento.

XIII Enem

O Encontro Nacional de Educação Matemática é o mais importante no âmbito nacional, pois congrega o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, professores e estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes da Pós-graduação e pesquisadores. A cada encontro é evidenciado o interesse pelas discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, tendências metodológicas e pesquisas que constituem a área.

Os trabalhos serão submetidos em três eixos: Práticas Escolares, Pesquisa em Educação Matemática e Formação de Professores. Espera-se que as discussões a partir de comunicações científicas, relatos de experiências, pôsteres, minicursos, palestras, conferências, mesas redondas e Feira de Matemática possam contribuir, dentre outras esferas, com os processos de ensinar e de aprender matemática nas Escolas da Educação Básica do Brasil.

Saiba mais:

XII Encontro Nacional de Educação Matemática