Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Em universidades públicas

Campus São Paulo do Potengi tem alunos selecionados para cursos de nível superior

Campus tem três anos de funcionamento e ainda não tem turmas concluintes no ensino médio integrado ao técnico.

Publicada em 31/01/2017 Atualizada há 1 ano

Alguns dos estudantes selecionados para cursos superiores

Com pouco mais de três anos de funcionamento, o Campus São Paulo do Potengi do IFRN já mostra bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na segunda-feira (30), que seleciona candidatos para universidades públicas de todo país, o Campus teve mais de 15 alunos selecionados para universidades públicas, embora ainda não tenha sem nenhuma turma concluinte no ensino médio integrado ao técnico, que tem quatro anos de duração e por este motivo a primeira turma concluinte terá início o ano letivo de 2017.

Entre os cursos para os quais os estudantes foram selecionados estão Ciência e Tecnologia, Letras, Química, Jornalismo, Ciências Sociais, Física, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil, nas universidades Estadual e Federal do Rio Grande do Norte (UERN e UFRN, respectivamente) e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Alguns dos estudantes pretendem ingressar de imediato na universidade, solicitando a certificação do ensino médio por meio do Enem 2016 – destinado a quem possuía 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do exame, tenha atingido as notas estabelecidas previamente e tenha indicado, no ato da inscrição no Enem 2016, que pleitearia a certificação junto ao IFRN. Entretanto, muitos dos selecionados afirmaram que pretendem continuar no IFRN e tentar novamente uma vaga na universidade posteriormente.

Everaldo Júnior, que tem 18 anos e está no 2º ano do curso de Meio Ambiente, é um dos que pretende esperar um pouco mais para entrar na universidade, embora tenha sido aprovado em Ciências Sociais na UFPB. “Decidi que não vou para a universidade agora. Vou esperar concluir o curso técnico para depois entrar na universidade. Se eu fosse agora, no futuro eu só teria a graduação. Ficando aqui no IFRN eu acredito que vou ter mais possibilidades no futuro, por ter um curso técnico e também a graduação posteriormente”, disse.

Ana Neuman, de 18 anos, cursa o 3º ano de Meio Ambiente e também pretende esperar um pouco mais para entrar na universidade. “O IFRN me estimulou, através de professores incríveis, a persistir naquilo que antes parecia inalcançável para mim. Por esse motivo, quero terminar o curso Técnico em Meio Ambiente e estudar por mais um ano para alcançar meu maior objetivo, ser aprovada na UFRN”, afirmou a estudante que foi aprovada no curso de Letras da UERN.

A estudante Jayane Brito foi aprovada no curso de Física da UFRN e também decidiu esperar um pouco mais. “O IFRN ajudou muito, pois a dedicação dos professores e o conhecimento passado por eles foi fundamental para o meu aprendizado.  Não vou cursar (Física) esse ano, embora goste muito da área. Meu sonho é Medicina e já estou estudando para ingressar em 2018. E estou terminando o IFRN este ano”, contou.

Mas há também quem já conta os dias para entrar na universidade. É caso do estudante Carlos Henrique Silva, 18 anos, selecionado para o curso de Engenharia Elétrica na UFRN. “Com certeza eu não teria conseguido passar em um curso tão concorrido se eu não tivesse entrado no IFRN antes, aqui os professores são excelentes, estímulo para estudar não falta! Eu só tenho a agradecer a todos os professores, aqui eu tive professores que foram como pais para mim”, ressaltou.

Para o diretor-geral do Campus São Paulo do Potengi, Ednaldo Pereira, o resultado é um estímulo para seguir oferecendo ensino de excelência. “Nós que fazemos a gestão do Campus, técnicos administrativos e docentes, nos sentimos realizados com o sucesso que os estudantes vêm alcançando em sua trajetória acadêmica. No caso específico dos estudantes que conquistaram vagas no ensino superior, é uma marca que revela o acúmulo de conhecimento do qual faz parte o trabalho desenvolvido nas escolas, que proporcionaram esse conhecimento, incluindo-se os estudos no Campus São Paulo do Potengi, que vem exigindo dedicação e compromisso de todos que façam parte desta instituição de ensino”, afirmou.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas