Campus Canguaretama

Vivências culturais marcam o I Ciclo de Estudos em Patrimônio Cultural

Evento contou com conferência, oficinas, rodas de conversa e mostras

Publicada em 28/07/2016 Atualizada há 1 ano

O Campus Canguaretama do IFRN realizou ontem e hoje, 27 e 28 de julho, o I Ciclo de Estudos em Patrimônio Cultural. O evento teve início com a exposição "Vivendo vida de engenho", com curadoria de João Natal, do Ponto de Memória Banguê. Em seguida, a professora Julie Cavignac, da UFRN, proferiu a conferência "Memória e Patrimônio no Rio Grande do Norte - embates e perspectivas".

O evento continuou hoje (28) com roda de conversa sobre patrimônio e memória, com a participação de servidores do Campus e alunos do curso superior de Gestão em Turismo. Eles tiveram a oportunidade de conversar com integrantes do Museu de Nísia Floresta e com Seu Luiz Padre e Genival Mangabeira, portadores de memória. O termo é referente a pessoas que, segundo a antropologia, trazem lembranças coletivas (sociais) de uma localidade.

Outro destaque foram as oficinas, em que os inscritos no evento puderam vivenciar diretamente a prática de atividades ligadas ao patrimônio cultural popular e indígena, formadores do povo brasileiro: capoeira, coco de roda de Canguaretama e de Nísia Floresta e coco de zambé com Sérgio Marques. A educação patrimonial ainda foi discutida com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A noite terminou com encontro de danças étnicas: fandango de Canguaretama, Toré dos Eleotérios do Catu e Coco de Zambé da Praia de Sibaúma, além da entrega de menções honrosas aos grupos por parte do Campus Canguaretama.

O I Ciclo de Estudos em Patrimônio Cultural foi realizado em paralelo com o II Seminário de Turismo da Microrregião do Litoral Sul, em que foram entregues o Plano de Turismo de Canguaretama, o catálogo Trilhas da Microrregião do Litoral Sul e o plano de ação Hoje é Dia de Feira a representantes das prefeituras dos municípios da microrregião.