Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão

Secitex: Olimpíada de Robótica une lógica e espírito de companheirismo

Semana realizou terceira edição do evento

Publicada em 04/12/2017 Atualizada há 1 ano

Primeiro lugar foi credenciado a participar da competição Robô Bombeiro, que será realizada em Portugal; foto: Carmem Silva

Contando com a participação de equipes de 10 campi, o segundo dia da Secitex trouxe mais uma edição da Olimpíada de Robótica. O evento, reunindo lógica, cálculo, conhecimentos de informática e espírito de equipe, contou com um público formado por alunos, professores e comunidade em geral e foi realizado no Ginásio de Esporte Monsenhor Antenor Salvino, na Ilha de Santana, em Caicó.

Provas

A competição constava de quatro arenas, com diferentes trajetos, simulando situações de resgate nos quais os robôs pontuavam de acordo com as tarefas que realizavam. O professor Lennedy Campos, um dos coordenadores do evento, destacou que os robôs, obrigatoriamente, deveriam ser autônomos, sem uso de controle remoto por parte das equipes. A somatória de pontos conquistados durante a apresentação era fator determinante para cada equipe. Lennedy ainda falou sobre a importância da Olimpíada: “por tratar de um momento importante de pesquisa para os alunos e de superação de suas limitações, a competição exige diversas habilidades desenvolvidas durante o processo de execução da pesquisa, ao longo do ano. A competição proporciona a identificação dos pontos fracos da pesquisa e a possibilidade de aperfeiçoá-los”, lembrou o professor.

Organização

A Olimpíada contou com a coordenação dos professores Gutemberg Santiago (IFRN/CN), Lennedy Campos (IFRN/SC), Daniel Macedo (IFRN/ Caicó) e Lucileide Dantas (IFRN/SC), e ainda teve a animação dos professores Leonardo Duarte e Rodrigo Barreto, ambos do Campus Santa Cruz, motivando todos os presentes com a narração do evento. Os alunos Luiz Henrique e Caio Llohran, da equipe Hog Hider, do Campus de Santa Cruz, afirmaram que “A Olimpíada de Robótica é um momento que exige toda a atenção da equipe para superar as dificuldades, mas é também uma oportunidade de exercitar a solidariedade e a troca de experiência entre as equipes”

Resultado

A competição rendeu premiação a equipes de cinco campi, colocação geral nas simulações de resgate e Prêmio Design, para robô com melhor projeto mecânico e melhor acabamento, e Prêmio Maker, para o robô com o maior número possível de peças feitas pelos próprios alunos e com menor número possível de materiais prontos de kits. A lista final ficou assim:

  • 1º lugar: Lone Follower, do Campus Parnamirim, com um total de 310 pontos;
  • 2º lugar: Cafecitos Ultra, também do Campus Parnamirim, com 290 pontos;
  • 3º lugar: LAICA, do Campus Natal Central, que somou 200 pontos;
  • Prêmio Maker: Equipe Fique Peixe, do Campus Pau dos Ferros; e
  • Prêmio Desing: Equipe FPS, do Campus Santa Cruz.

O prêmio para o primeiro lugar foi o credenciamento e participação na competição Robô Bombeiro, que será realizada em Guarda, cidade do interior de Portugal.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas