Intercâmbio

Representantes de liceus franceses retornam ao IFRN para discutir novo convênio

Eles se reuniram nesta quinta-feira (16) com a equipe da Reitoria

Publicada em 16/10/2014 Atualizada há 1 ano

Doze professores, representantes de três liceus franceses, estão em Natal, tratando da viabilização de um novo convênio para promover o intercâmbio de alunos e professores de suas instituições e do IFRN.  Hoje (16) pela manhã, eles participaram de uma reunião com o reitor Belchior de Oliveira Rocha, pró-reitores, diretores sistêmicos e o responsável pela intermediação entre os liceus e o Instituto, professor Eduardo Bráulio Wanderley, dentre outros membros da equipe da Reitoria.

Nos anos de 2011 e 2012, o IFRN e os Institutos Federais de Minas Gerais e Sul-Rio-Grandense participaram de uma chamada pública da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) do Programa de Cooperação Brasil-França para o Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica.   Nesse período, cinco alunos e cinco professores do IFRN desenvolveram projetos na área de energias renováveis, em cooperação com alunos e professores dos liceus de Livet e Touchard-Washington, nas cidades de Nantes e Le Mans, respectivamente.

“Desta vez, está-se buscando um convênio firmado diretamente entre as instituições de ensino, sem a intermediação da Setec.  É uma nova fase dessa parceria que tem tudo para dar certo mais uma vez e, até mesmo por causa da experiência anterior, com resultados ainda mais expressivos”, disse o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Wyllys Abel Farkat Tabosa que participou da primeira missão, como pró-reitor de Extensão na época.

Além dos dois liceus que participaram do convênio anterior, a missão que está em Natal veio com representantes do Liceu de Dhuoda, da cidade de Nîmes, também interessados em estreitar os laços com o IFRN.  De acordo com o chefe de trabalhos do Liceu Eugène Livet, Bernard Perrot, os projetos devem ter foco nas áreas de mecânica, eletrônica e mecatrônica, que na verdade é uma fusão das duas primeiras.  “Uma de nossas preocupações é o desenvolvimento de protótipos de assistência a pessoas portadoras de deficiências físicas”, explicou.

O chefe de trabalhos do Liceu Tourchard-Washington, Pierrre Delahaye, disse que a primeira experiência de intercâmbio foi bastante positiva e que espera que o novo convênio possa trazer resultados ainda melhores.  “Nossa expectativa é que nesse novo intercâmbio possamos produzir trabalhos mais substanciais, projetos mais estruturados e um relacionamento mais duradouro”.  Ele disse também que neste novo convênio as instituições francesas deverão enviar alunos e professores para desenvolverem trabalhos no IFRN, como foi feito há dois anos com o IFMG.

O reitor Belchior de Oliveira Rocha disse estar muito otimista quanto ao êxito dessa missão.  “Faremos o possível para viabilizar mais esta oportunidade de intercâmbio de conhecimentos e experiências para os professores e alunos do Instituto, pois entendemos que é assim que se aprende e que se avança tecnologicamente.  Propiciar isso aos nossos alunos é um dos objetivos da nossa instituição”, completou.

extensao
pesquisa