gestão

Reitor Belchior Rocha é empossado presidente do Conif

Cerimônia de posse contou com a presença do ministro da Educação e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica

Publicada em 25/02/2015 Atualizada há 1 ano

Ministro Cid Gomes cumprimenta novo presidente do Conselho da Rede Federal (Foto: Isabelle Araújo/MEC)

No final da tarde desta quarta-feira (25), o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, tomou posse como presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Foram empossados também Marcelo Bender Machado (IFSul), como vice-presidente, Jerônimo Rodrigues da Silva (IFG), diretor administrativo, e José Bispo Barbosa (IFMT), diretor financeiro. Juntos eles formam a diretoria executiva do Conselho na gestão 2015, para a qual foram eleitos no dia 11 de dezembro de 2014.

A cerimônia de posse aconteceu no auditório do edifício sede do Ministério da Educação (MEC). Formaram a mesa de honra do evento, além de Belchior, o ministro da Educação, Cid Gomes, o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, o presidente que encerra o mandato no Conif, Luiz Augusto Caldas Pereira, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Machado Feres. Prestigiaram a solenidade servidores e gestores das instituições que formam o Conselho, o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Oiti José de Paula, a senadora Fátima Bezerra, integrantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Além de saudar os presentes, o secretário de Educação Profissional iniciou a cerimônia agradecendo a parceria com a gestão 2014 e desejando sucesso à que toma posse. Luiz Augusto Caldas enfatizou a importância do diálogo aberto estabelecido com o Ministério da Educação para o trabalho realizado pela gestão que se encerra. “Durante esse período o Conif se colocou à frente na busca por uma sociedade mais igualitária. Renovamos nosso permanente desafio da educação pública de qualidade, uma educação profissional e tecnológica que capte os anseios da sociedade como um todo”, destacou.

Após a assinatura do documento de posse e já como presidente do Conselho, Belchior frisou o desafio de suceder a diretoria coordenada por Luiz Caldas. O reitor do IFRN fez questão de lembrar os 33 anos dedicados ao Instituto, como professor e gestor, além de 2 anos como aluno. Dos 105 anos da Rede Federal, ele destacou ter vivido de perto um terço, acompanhando o crescimento e a evolução das instituições. “Nada foi tão significativo quanto a criação dos Institutos Federais, em 2008 para 2009, e a sua expansão pelo interior dos estados brasileiros, saindo de 140 para 562 unidades de ensino em todo país. Considero esse o maior projeto estruturante desse país”, comentou o reitor, que se comprometeu a trabalhar pela continuidade do projeto.

Em seu discurso, o ministro da Educação declarou ter uma admiração pessoal pelo trabalho realizado pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, como também à dedicação e o esforço dos servidores que a compõem. O ministro afirmou que os Institutos Federais devem manter o crescimento na oferta de matrículas, em vista dos acordos já firmados. Cid Gomes encerrou o seu pronunciamento se colocando à disposição do Conif para a manutenção do diálogo e do trabalho que vem sendo desenvolvido. “Nossas portas estarão sempre abertas para um diálogo direto com o Conselho”, encerrou.

PRESIDENTE: Belchior de Oliveira Rocha é reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio grande do Norte, em seu segundo mandato consecutivo. Possui graduação em Engenharia Elétrica e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professor do IFRN desde 1982, lecionando disciplinas na área de Eletroeletrônica. Seu histórico na Instituição começou ainda como aluno da então Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte. Já como professor, exerceu as funções de diretor acadêmico, coordenador-geral de ensino e diretor de ensino. Foi diretor administrativo do CONIF na gestão de 2010 e vice-presidente na gestão de 2014, que agora se encerra.