Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ENCCEJA

Prova para certificação de competências de jovens e adultos abre inscrições

A edição 2018 do exame nacional acontecerá em agosto

Publicada em 17/04/2018 Atualizada há 1 ano

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está com inscrições abertas até às 23h59m do dia 27/04. A prova certifica o grau de competência acadêmica dos participantes em nível de ensino fundamental, com idade mínima de 15 anos, ou de ensino médio, com idade mínima de 18 anos, que não conseguiram concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita.

A inscrição é realizada exclusivamente pela internet, no portal oficial. No ato da inscrição, o participante deve ter o CPF e o número da identidade, além de fornecer um e-mail individual e válido. Ressaltando que a inscrição e realização das provas não garante o certificado de conclusão de Ensino fundamental ou médio, que é responsabilidade dos institutos federais e secretarias estaduais. 

Provas

A aplicação do Encceja será no dia 05/08 em 18 campi do IFRN, sendo eles: Natal Central, Zona Norte, Cidade Alta, Apodi, Currais Novos, Pau dos Ferros, João Câmara, Santa Cruz, Caicó, Mossoró, Ipanguaçu, Macau, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarente e Canguaretama. O horário de abertura dos portões será 8h, de fechamento será 8h45 e de início da prova às 9h com termino às 13h; no turno vespertino, os portões se abrirão às 14h30m, se fecharão às 15h15m e o início da prova será às 15h30m, com fim às 20h30m. 

Para obter o certificado é preciso atingir a nota de 100 pontos em cada matéria, precisando acertar um terço da prova (10 questões de 30), e nota mínima superior a cinco na redação. O participante deve realizar redação se optar por Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física.

Os objetivos do Encceja são construir uma referência nacional de autoavaliação, estruturar uma avaliação que estabeleça o processo de certificação em nível de conclusão do ensino fundamental ou médio dos participantes e construir e consolidar e divulgar seus resultados para que possam ser utilizados na melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos.

Com informações do portal Encceja 2018.

 

  

 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas