Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONNEPI 2016

Projeto do Campus Santa Cruz conquista 2º lugar no Desafio de Ideias

Evento ocorreu durante o Connepi 2016, realizado no Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Publicada em 12/12/2016 Atualizada há 1 ano

Estudantes representantes do projeto Chuveco com servidores do IFRN.

Entre os dias 6 e 9 de dezembro o IFRN levou para o XI Congresso Norte Nordeste de Iniciação Científica (Connepi), realizado no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), uma das maiores delegações: foram 221 estudantes e servidores, que apresentaram cerca de 200 projetos científicos, tecnológicos e culturais das diversas áreas do conhecimento. 

O Connepi é o maior evento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Ele dá a oportunidade a estudantes das Instituições da Rede apresentarem seus trabalhos através de banners, exposições orais, além do Desafio de Ideias e da Mostra Tecnológica. O IFRN participou de todas as modalidades. Em banners, foram 185 propostas selecionadas. Nas exposições orais, 35 trabalhos, número que corresponde a 10% do total selecionado.

Desafio de ideias

No Desafio de Ideias,  o projeto do "Chuveco" do Campus Santa Cruz ficou em segundo lugar. A ideia foi desenvolvida pelos estudantes Maria Valdirene Queiros, José Igor de Oliveira e Valdeir Farias, do Curso Técnico Integrado em Informática. Os alunos vieram ao Connepi com os professores orientadores professores orientadores Jackson Barbosa de Azevedo e Renata Leiros. Uma das provas do desafio era receber o maior número de curtidas em uma foto do projeto postada no Facebook, o Chuveco recebeu mais de 1 mil likes. 

O projeto traz como proposta uma alternativa ao consumo desnecessário de água potável.  A tecnologia utilizada notifica o usuário quando há gasto excessivo de água durante o banho. Fazendo uso da tecnologia embarcada, o dispositivo funciona também como um sistema de cores que, além de notificar sobre o consumo, proporciona uma sessão de cromoterapia. O Chuveco possui ainda um sistema de notificação por som, o que permite usuários com deficiência visual utilizarem o produto e torna a ideia totalmente inclusiva.

Além do Chuveco mais dois projetos se apresentaram no evento: "Tecnologia embarcada para defesa de ataques DDOS", também do Campus Santa Cruz e "Oneblood - salve uma vida hoje" do Campus Natal-Central. Foram inscritas do Desafio das Ideias 600 propostas, onde 40 foram selecionadas na primeira fase e 15 para a fase final. 

Mostra Tecnológica

Na Mostra Tecnológica, também foram 3 trabalhos selecionados: "Aplicativo 'Ask Biology'", do Campus Macau, "Estudo da influência da cinza de olaria, in natura e submetida a queima, na resistência de argamassas para revestimento e concretos estruturais", do Campus São Gonçalo do Amarante, e "Mirar - Óculos guia para auxílio à deficientes visuais", do Campus Zona Norte. 

Premiações e destaques

A aluna Joseane Rodrigues conquistou o primeiro lugar na área de Ciências Sociais, com o artigo "Motivação de pessoas: um estudo de caso em uma empresa X à luz da teoria das necessidades socialmente adquiridas". Ela agradeceu em suas redes sociais pela conquista e a seu orientador Thiago Loureiro, Professor e Assessor de Relações com o Mundo do Trabalho da Proex/IFRN. "Desde as edições anteriores o Connepi é um evento de prestígio nacional em virtude da ótima qualidade das pesquisas desenvolvidas. É gratificante saber que meu artigo foi consagrado com o primeiro lugar". 

Não foi apenas os alunos que foram destaque nessa edição do Connepi, o diretor acadêmico do Campus Lajes, Alexandro Vladno, ministrou a palestra "Energia Solar como potencialidade de sustentabilidade energética", que trata da experiência do IFRN com as usinas de energia solar. Durante sua palestra o professor falou sobre o funcionamento das usinas fotovoltaicas e trouxe um estudo de caso sobre a usina instalada no prédio da Reitoria do IFRN. 

Notícias relacionadas 

02/12/2016 - IFRN leva para Alagoas mais de 200 trabalhos de ciência, tecnologia e cultura 
07/12/2016 - IFRN participa do Connepi 2016 com delegação de 221 estudantes e servidores
07/12/2016 - Estudantes do IFRN defendem projetos de inovação tecnológica em Desafio de Ideias
09/12/2016 - Estudantes apresentam projetos científicos em Mostra Tecnológica do Norte Nordeste 
12/12/2016 - IFRN apresenta experiência com usinas de energia solar 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas