Retrospectiva

Pró-Reitoria de Ensino deve concluir em 2018 revisão das ofertas de cursos

Em 2017, série de reuniões discutiu com estudantes e servidores os principais assuntos da área

Publicada em 22/12/2017 Atualizada há 1 ano

Reunião da Pró-Reitoria de Ensino com estudantes do IFRN Parelhas

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN (Proen) realizou durante todo o ano de 2017 uma série de visitas aos campi do Instituto. Com o objetivo de acompanhar e avaliar as ações sistêmicas do setor, as visitas buscaram contribuir para o fortalecimento e a melhoria do ensino na Instituição. As reuniões começaram em abril e passaram por 19 campi da Instituição. "Só não foram visitados João Câmara e Macau, por questões de agenda. Mas em 2018 vamos retomar as reuniões, iniciando por esses campi", explicou Annaterra Teixeira de Lima, secretária executiva da Proen.

"O objetivo principal das visitas foi discutir diretamente com aqueles que fazem a Instituição, que são estudantes e servidores, temas centrais da área do ensino, como avaliação das ofertas no âmbito do IFRN, comissão de revisão da regulamentação das atividades docentes, concurso e remanejamento, as decisões do Comitê de Ensino (Coen), além de outros temas afins sugeridos nos encontros", explicou o pró-reitor de Ensino da Instituição, professor Agamenon Tavares.

Logística

A programação foi dividida em dois momentos: primeiro, com os servidores e gestores; por último, com os estudantes. As reuniões iniciavam com a fala do pró-reitor de Ensino, que fazia uma apresentação da estrutura interna da Proen e de seus setores: Coordenação de Acesso Discente (Cadis), Diretoria de Administração Acadêmica (DIAAC), Diretoria Pedagógica (Diped) e Diretoria de Avaliação e Regulação do Ensino (Diare). Além disso, ele esclarecia as principais dúvidas relacionadas aos assuntos propostos.

Em quase todas as reuniões, os gestores desses setores também integravam a equipe que conversava com servidores. "Precisamos pensar as nossas ofertas de cursos de forma que atenda a função social do IFRN", enfatizou Ticiana Coutinha, diretora Pedagógica da Instituição. Acompanhou as visitas também Anyelle Palhares, bibliotecária sistêmica do Instituto. "A ideia é traçar um panorama das Bibliotecas da Instituição, o que possibilitará ao Comitê do Sistema de Bibliotecas propor diretrizes e instruções normativas no âmbito do IFRN", esclareceu a bibliotecária, responsável por iniciar os trabalhos de padronização do setor na Instituição. "Antes não tínhamos esse órgão e os profissionais que atuam nas bibliotecas cobravam bastante. É uma forma de aprimorar o serviço que já prestamos", complementou.

Participação

O encontro promovido pela Proen tinha como pauta principal a revisão das ofertas de cursos do IFRN, discutida em reunião com gestores e o diálogo com os servidores e com os estudantes. Em paralelo, a equipe de coordenadores e diretores da Pró-Reitoria de Ensino tratava as especificidades das atividades das quais eram responsáveis em reuniões menores com os setores correlatos em cada campus.

Das conversas, a Proen produziu um relatório onde os temas recorrentes foram listados e avaliados. Entre os assuntos mais citados, problemas de segurança e locomoção, a criação de comissão para tratar da avaliação das ofertas no âmbito do IFRN, ampliação das vagas para capacitação docente e contratação de professor visitante. Para 2018, a meta principal é concluir a revisão das ofertas.