Obras fotográficas são expostas na Reitoria do IFRN

As fotos são de autoria do professor Arlindo Ricarte e podem ser vistas até sexta (19)

Publicada em 16/12/2014 Atualizada há 1 ano

Na tarde de hoje (16), aconteceu na Reitoria do IFRN o lançamento da exposição "Portugal em imagens poéticas", do professor Arlindo Ricarte, do Campus Natal-Cidade Alta do Instituto. Estavam presentes ao lançamento - que ocorreu no hall de entrada da Reitoria - o professor Arlindo, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, José Yvan Pereira Leite, o coordenador de Administração da Sede, Moisés Silva, além de servidores, bolsistas e estagiários atuantes no local.

A exposição é formada por fotografias capturadas durante viagem acadêmica do doutorado na Universidade do Minho (UMinho), em Portugal - parceria entre o IFRN e a UMinho. As imagens apresentam percepções poéticas de paisagens e pessoas, desde ambientes urbanos contemporâneos, com representações de grafitis, até construções arquitetônicas históricas, além dos personagens encontrados nas ruas lusitanas. Segundo o autor da obra, a ideia é trabalhar de maneira poética as possibilidades oferecidas pela tecnologia e a democratização do acesso à imagem. "As fotos foram feitas com câmeras de celular e editadas digitalmente, mas trabalhadas a partir da sensibilidade do olhar", enfatizou o professor.

A ideia e o convite para a realização da exposição partiram do pró-reitor de Pesquisa do IFRN. De acordo com José Yvan, uma instituição de ensino precisa ir além da ciência, promovendo arte e cultura de maneira indissociável ao ensino. "Precisamos também valorizar nossas memórias, e elas estão presentes nas pinturas, fotografias, poesias e outras criações artísticas", disse o pró-reitor.

Para o coordenador de Administração da Sede da Reitoria, Moisés Silva, ações como essa são uma ótima maneira de promover a arte e as relações humanas no ambiente de trabalho. As fotos ficam expostas até o dia 18 de dezembro. O objetivo é promover exposições mensais na Reitoria. Alunos e servidores que tenham material para ser exposto podem enviar a sugestão para a Pró-Reitoria de Pesquisa, através do email propi@ifrn.edu.br.

pesquisa