navi

Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica recebe pesquisadores da Universidade de Coimbra

O encontro contou com apresentação de projetos desenvolvidos e ações em processo de aperfeiçoamento

Publicada em 29/04/2019 Atualizada há 1 ano

Pesquisadores se reuniram no laboratório do Navi, inaugurado este ano no Campus Natal-Central

Professores e pesquisadores do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Ceis-20) da Universidade de Coimbra, em Portugal, visitaram, na última terça-feira (23), o Núcleo de Inovação Tecnológica (Navi) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O encontro contou com a apresentação do novo laboratório do Núcleo, inaugurado este ano no Campus Natal-Central (Cnat) do Instituto, e a exposição de projetos desenvolvidos e iniciativas em processo de aperfeiçoamento.

Na ocasião, além do coordenador do Navi, professor João Paulo Queiroz, estiveram presentes pesquisadores e coordenadores de projetos de pesquisa desempenhados pelo Núcleo. Durante a visita, foram apresentadas ações voltadas à Inovação Tecnológica em saúde, além de serem debatidas ideias e perspectivas. João Paulo declarou que a presença de pesquisadores externos "possibilita a troca de conhecimento, onde algo novo é deixado e uma outra realidade é levada". Além de expandir experiências, o coordenador contou ainda que, "através de futuras parcerias com a Universidade, as tecnologias desenvolvidas pelo Núcleo e pelo IFRN poderão ser propagadas em novos países".

Para Sara Trindade, professora e pesquisadora da Universidade de Coimbra, “é importante saber como o trabalho de pesquisa é feito em outras Instituições, a fim de aprendermos uns com os outros”. Doutora em História, Sara comentou a importância de participar de visitas como a que fez ao Navi: “uma das ideias fundamentais é, propriamente, essa capacidade de percebermos diferente áreas e conseguirmos trabalhar em conjunto, ao mesmo tempo que trazemos visões distintas sobre uma mesma problemática ou projeto e, deste modo, podemos trabalhar de uma forma muito mais ampla”, concluiu.

extensao
pesquisa