Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Núcleo de Arte do IFRN promove intervenção artística no Campus São Gonçalo
nuarte

Núcleo de Arte do IFRN promove intervenção artística no Campus São Gonçalo

13/08/2019 - Arte pós-modernista foi uma realização da instituição entre os dias 5 a 8 de agosto

Núcleo de Arte do IFRN promove intervenção artística no Campus São Gonçalo

Arte pós-modernista dá novos ares à recepção do Campus

Produzido pelo Campus São Gonçalo do Amarante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o mural artístico "Semeando Arte e Cultura em São Gonçalo", foi mais uma realização do Núcleo de Arte (Nuarte) da instituição entre os dias 5 a 8 de agosto. Como prática artística educativa, o projeto propôs uma vivência lúdica de caráter extensionista e coletiva, que envolveu a comunidade acadêmica. Houve também mobilização de alunos, servidores e terceirizados, bem como público externo e a participação de alunos do Curso de Extensão 'Desenho & Pintura'.

De acordo com o professor e autor do mural e ministrante do curso de desenho, João Damasceno, "a intervenção busca não apenas trazer uma nova composição estética ao espaço da recepção do prédio principal, mas, essencialmente, estabelecer e reafirmar a identidade do Campus enquanto ambiente específico de construção do conhecimento." João explicou que a produção artística, com suas possibilidades transdisciplinares, proporciona a instalação de uma atmosfera ímpar: "a partir dessa criação, é possível trazer reflexos múltiplos, despertando, assim, emoções e sensações nos sujeitos", disse.

Sob o enfoque poético, segundo o professor, a estética do trabalho é pós-modernista. "Com inspirações no cubismo, expressionismo e geometricismo, a inicitiva traz referências dos elementos e representatividades da cultura local da região de São Gonçalo". relatou. Por fim, mesmo quem não arriscou dar umas pinceladas, participou com palavras e gestos de incentivo aos pintores: "é isso que fortalece conexões com o outro, criando, dessa forma, uma atmosfera festiva", concluiu João.

 

Ações do documento

Tags: , ,
Página em carregamento