Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IFRN 107 anos

Leandro Karnal fala sobre gestão com pessoas na conferência de encerramento

Palestra marcou também o aniversário de 107 anos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Publicada em 23/09/2016 Atualizada há 1 ano

O historiador e professor da Unicamp Leandro Karnal proferiu na manhã de hoje (23) a palestra de encerramento do XXXVI Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP). O professor articulou vários assuntos ao tema central do evento: “Gestão com Pessoas – um diferencial nas organizações públicas”.

Karnal iniciou sua palestra comentando sobre a satisfação em discursar para a plateia formada por servidores públicos como ele. Além disso, abordou a satisfação em percorrer todo o país como palestrante e encontrar sempre pessoas interessadas em construir uma nova nação.

O palestrante citou, logo depois, a polarização como uma marca do momento que vivenciamos no Brasil e no mundo, citando como exemplos as discussões políticas que colocam como extremo esquerda e direita ou a decisão recente da Grã Bretanha em abandonar a União Europeia. Logo em seguida, definiu a forma com a qual as pessoas vivenciam suas experiências pautadas no exibicionismo digital como vida espetacular.

Comentando sobre a imprevisibilidade da vida, destacou a importância do preparo e da busca por conhecimento e consciência como forma de viver bem, pessoal e profissionalmente. De acordo com o professor, passamos por um estágio em que a técnica é mais veloz que a capacidade humana, o que traz alguns problemas, como a necessidade de atenção simultânea a várias coisas e o aumento das horas de trabalho. “Isso nos traz um desafio fabuloso: viver o tempo”, lançou.

Com isso, o professor levou os presentes às seguintes reflexões: “Qual a sua visão de trabalho?” e “O que estamos fazendo de nós mesmos?”. Focando mais a temática do evento, citou o conhecimento, a necessidade de atualização constante, o ócio criativo, a avaliação, a ética e, principalmente, a consciência como ferramentas essenciais para a gestão com pessoas. “O que faz a diferença entre funcionar e não funcionar é a ação humana. Tudo passa pela ideia de construir-se e construir a partir de pessoas”, finalizou.

O ENDP

O Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal, organizado e sediado neste ano pelo IFRN, chega ao fim com um grande saldo positivo. Maruska Sansaloni, presidente da Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (CNDP), elogiou a organização do evento e falou sobre o desafio de ser responsável também pela instituição que vai sediar o Encontro no próximo ano, a UFG. “O ENDP 2016 vai ficar para a história. A CNDP promove, mas são as instituições organizadoras as responsáveis por todo o trabalho. Depois do sucesso deste ano, vai ser um desafio maior ainda sediar a edição 2017”, comentou.

Para o Diretor de Gestão de Pessoas do IFRN, Auridan Dantas, o ENDP 2016 foi a comprovação da importância da temática do evento – a gestão com pessoas. “Esse sucesso falado por todos só foi possível graças ao envolvimento dos que fazem o IFRN. Agradecemos aos membros das comissões e aos seus gestores que somaram esforços para que tudo fosse possível”, declarou.

 

O Encontro contou com a participação de cerca de 700 pessoas e de 50 pessoas nas comissões organizadoras. “O ENDP 2016 não deixou nada a desejar. Tenho acompanhado o passo a passo pelos e-mails enviados pela comissão organizadora. Muita alegria sempre. Esse clima descontraído facilita inclusive a captar melhor os conhecimento”, elogiou Raimundo Silva, congressista do IFMA.