Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO/CVT

Lançado edital para implantação e modernização dos CVTs

Os Centros Vocacionais Tecnológicos são unidades voltadas para a extensão tecnológica

Publicada em 02/07/2012 Atualizada há 1 ano

O Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou edital que estabelece diretrizes para elaboração e  submissão de propostas para o Programa de Apoio à Implantação e à Modernização dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT). O prazo para a entrega de propostas ao MCTI está aberto até 3 de agosto.
 
O objetivo dos CVTs é contribuir para a promoção do acesso a diversas formas de  conhecimento científico e tecnológico, técnicas e tecnologias que permitam ampliar as oportunidades de inclusão produtiva e social, especialmente para a população de baixa renda; fortalecer os sistemas produtivos locais por meio do acesso a soluções técnicas e tecnológicas; estimular a inserção ocupacional e a geração de renda por meio de metodologias de extensão tecnológica orientadas para o desenvolvimento local e sustentável.
 
As áreas temáticas são:
Sistemas de produção agro-extrativista de base agroecológica; infraestrutura; indústria; construções sustentáveis de interesse social; sistemas de reciclagem; processos de desenvolvimento sutentável local; tecnologias da informação; tecnologias assistivas; produção alimentícia; pesa e aquicultura
 
Os CVTs são unidades voltadas para a extensão tecnológica, pesquisa aplicada, difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico e conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área do processo produtivo. 
 
O MCTI apoia mais de 200 centros em todo o país. Eles estão direcionados para a capacitação tecnológica da população, como uma unidade de transferência de conhecimentos, experimentação científica e investigação da realidade, levando em conta a vocação econômica da região onde se insere. 
 
Confira o Edital CVT 2012 aqui.