Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Geoparque

IFRN sedia exposição para promover patrimônio cultural do Seridó

A exposição está sendo realizada no Museu de Minérios no campus Natal-Central

Publicada em 22/02/2019 Atualizada há 1 ano

Exposição Geoparque segue até a 5ª, 28; para agendar uma visita, é só ligar para 4005-9310

A exposição Geoparque Seridó, que busca promover o patrimônio cultural do sertão, está aberta ao público no Museu de Minérios, instalado no Campus Natal-Central do IFRN. Parte da programação temporária do Museu, a exposição segue até a próxima quinta-feira (28). A exibição é parte de um projeto, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo objetivo é fortalecer o desenvolvimento econômico territorialmente, através do patrimônio geológico, no Seridó Oriental (que abrange os municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas).

Segundo Silas Samuel, estagiário no Museu, as peças expostas incluem referências ao relevo, paisagem e rochas como atrativo turístico e educacional, para realizar uma junção de possibilidades atrativas e turísticas na região: "nesse contexto, a exposição mostra como esse patrimônio cultural é desenvolvido no território do Geoparque, através de produtos. Os produtos em exposição são chamados de Geoprodutos, e se destinam a mostrar a identidade cultural e geológica do local, com representações de pinturas rupestres, biscuit em formato de rochas, e representações em madeira da mina Brejuí, através da obtenção de dados sobre os sítios geológicos daquele local, seguido pela representação artística", disse.

Visitas

“O museu foi criado com intuito de mostrar à população os bens minerais que são produzidos no estado. Fazendo com que, principalmente a população, criasse um sentimento de pertencimento com o estado a partir de toda produção que o Rio Grande do Norte apresenta”, relata Narla de Oliveira, coordenadora do Museu. O local também conta exposição permanente, que exibe os principais bens minerais divididos em salas – levando os visitantes a um passeio pelos bens minerais; passando pelo ouro; ferro; argila; e pelas rosas ornamentais, mediante a reflexões sobre questões ambientais acerca do cenário mineral. A exposição permanente também conta com poemas, poesias, peças, e acervos com cerca de 4 mil peças, onde se busca enfatizar não apenas a peça, mas o bem mineral no contexto social-político em que está inserido.

Tanto a exibição temporária quanto a física, são eventos abertos de segunda a sexta, em diferentes turnos: matutino, das 8 às 12h, e vespertino, das 13 às 15h. Para agendar uma visita, é só ligar para 4005-9310/9320, ou entrar em contato pelo e-mail museudeminerios@ifrn.edu.br. A capacidade ideal de visitantes por grupo é de 20 pessoas, que serão atendidos por estagiários e bolsistas destinados ao suporte desse público.

Museu

O Museu de Minérios, inaugurado em dezembro de 2014, fica localizado no Campus Natal-Central do IFRN. Ocupando uma área de cerca de 670,62 m², e dividido em dois pavimentos, o local conta com oito ambientes internos e um acervo de 1.800 peças. O espaço possui amostras de diversos materiais, desde argila, ferro e pedras preciosas.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas