Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EVENTO

IFRN sedia Encontro Nacional de Procuradores Educacionais Institucionais

Evento acontece nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27 de outubro, no auditório da Reitoria

Publicada em 25/10/2017 Atualizada há 1 ano

A sétima edição do Encontro Nacional de Procuradores Educacionais Institucionais das Instituições Federais de Ensino Superior (VII ENPI-IFES) é sediado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O objetivo do encontro é promover o aperfeiçoamento das atividades dos Procuradores Institucionais (PIs) das IFES, propiciando capacitação e ampliação de suas ações junto ao Ministério da Educação por meio de suas secretarias (SERES, SESu e SETEC) e órgãos vinculados (INEP), além de ampliar a integração do grupo.

“É importante para o IFRN sediar essa edição do evento, uma vez que temos a oportunidade de mostrar ao país inteiro o trabalho desenvolvido pelo nosso Instituto. O evento realizado aqui também possibilita e chama a atenção da Secretaria de Regulação e Supervisão para a representação dos Institutos Federais nas ofertas de ensino superior e a resposta que esse fazer educacional tem dado para a sociedade como um todo”, comentou o reitor do IFRN, professor Wyllys Farkatt Tabosa.

Em suas primeiras edições, o ENPI contemplava apenas os procuradores das Universidades Federais. Hoje, com a representação de todas as IFES, configura-se como um fórum consolidado e a única oportunidade anual de interação, tanto entre os procuradores como deles para com os representantes do MEC/INEP.  

Atuação dos PIs

As funções do Procurador Institucional ainda são recentes na realidade das Instituições de Educação Superior. A consolidação do papel do Procurador Institucional passa pela valorização institucional do seu papel e conscientização da comunidade acadêmica da relevante contribuição nos processos de avaliação, supervisão e regulação da educação superior.

A principal função do Procurador Institucional é ser interlocutor entre as IFES e o Ministério da Educação, sendo o responsável pelas informações inseridas anualmente no Censo da Educação Superior. Além disso, também possui outras responsabilidades, como preenchimento de dados das IFES no e-MEC, cadastro das Comissões Próprias de Avaliação, do Cadastro Nacional de Docentes, acompanhamento dos procedimentos de inscrição de cursos e alunos para a realização do ENADE, dentre outras.

Programação - VII ENPI-IFES

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas