Zika Zero

IFRN e Thiws Geotecnologia lançam aplicativo para auxiliar no combate ao Aedes aegypti

O objetivo é levantar informações a respeito dos focos do inseto e das ações para controle das doenças causadas por ele

Publicada em 08/04/2016 Atualizada há 1 ano

Alunos e servidores do IFRN devem fazer varreduras do mosquito e preencher o formulário disponível no aplicativo

Como uma das principais ações de mobilização no combate ao Aedes aegypti, o IFRN lançou, em parceria com a Thiws Geotecnologia, um aplicativo para coleta de dados a respeito das atividades de combate ao mosquito. A iniciativa faz parte da campanha Zika Zero, do Governo Federal. Através do aplicativo, alunos e servidores poderão responder um questionário sobre a identificação de focos do Aedes nas unidades do Instituto (campi e Reitoria) e nas suas casas. Para isso, precisarão fazer varreduras para limpeza de possíveis focos.

O aplicativo foi desenvolvido pela Thiws, empresa que integra a Incubadora Tecnológica Natal-Central. A tecnologia utilizada foi criada para geolocalização. Com ela, os dados obtidos são compilados e podem ajudar a formar um mapa de atuação para o Rio Grande do Norte, uma vez que hoje o IFRN possui 21 campi espalhados por todo estado. "Como ex-aluno da Instituição, para mim é um prazer fazer parte desse projeto. Espero que contribua nessa luta de combate ao Aedes aegypti", disse Thiago Lima, diretor da empresa.

"Nossa intenção é disponibilizar as informações levantadas às secretarias de saúde dos municípios, que poderão desenvolver ações mais efetivas nos locais em que forem apontados focos", explicou Régia Lopes, pró-reitora de Extensão do IFRN.

De acordo com o Ministério da Saúde, dois terços dos criadouros do Aedes estão nas residências. É, portanto, um mosquito doméstico, com hábitos diurnos, que se alimenta de sangue humano, principalmente ao amanhecer e ao entardecer. A picada do mosquito é responsável pelas doenças dengue, zika e chikungunya. A única forma de prevenção é o combate ao mosquito, através da eliminação dos criadouros.

COMO RESPONDER O QUESTIONÁRIO

O formulário de coletas de dados pode ser respondido pelo aplicativo disponível para aparelhos com sistema operacional Android. É possível também responder diretamente através do navegador de internet. Para responder pelo dispositivo móvel, no Google Play, o aluno ou servidor do IFRN vai pesquisar por "Survey123 for arcgis" e clicar sobre o aplicativo apresentado. Depois de instalá-lo, é necessário clicar sobre "Abrir" e depois "Instalar". Será solicitado então um usuário (ifrnzikazero) e senha (2016ifrn). Depois disso, é só clicar no ícone da nuvem azul para baixar o formulário e depois em "ok" e sobre a pesquisa para respondê-la. Ao final, é preciso lembrar de clicar em "Enviar pesquisa".

Para responder o questionário através do site, basta clicar neste link. É possível realizar mais de uma pesquisa - referente à casa e ao campus, por exemplo. "É essencial que todos respondem o formulário para que possamos ter uma visão o mais completa possível da realidade do controle ao mosquito no nosso estado, disse Jussara Benvindo Neri, responsável pelo Campus Verde, programa de educação ambiental do IFRN.

DADOS PARA RESPONDER O FORMULÁRIO VIA ANDROID

Usuário: ifrnzikazero

Senha: 2016ifrn

Acesse o tutorial de instalação do formulário de coleta de dados - Android