Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

coass

IFRN desenvolve projeto de Prevenção aos Riscos Psicossociais no Trabalho

Ação visa promover o acolhimento e discussão sobre dificuldades cotidianas da vida pessoal e do ambiente laboral do servidor

Publicada em 09/12/2019 Atualizada há 1 ano

Cartilha de Ansiedade, Estresse e Inteligência Emocional já está disponível para acesso

Entre março a setembro de 2019, 190 servidores participaram de nove oficinas ofertadas pelo Projeto de "Prevenção aos Riscos Psicossociais no Trabalho", desenvolvido pela Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coass/IFRN). Com o objetivo de promover ações de capacitação, acolhimento e discussão sobre dificuldades cotidianas da vida pessoal e do ambiente laboral do servidor, as atividades abrangeram temas voltados para habilidades sociais, inteligência emocional, planejamento financeiro e autoconhecimento e autoestima, além de tratar sobre gerenciamento de conflitos, assertividade e Resiliência, como falar em público, gestão do tempo e ansiedade e estresse.

Como parte das ações do projeto, o setor está lançando cartilhas com os temas das oficinas. "A finalidade é disseminar ainda mais o conteúdo ministrado. Além disso, em 2020, será formado grupos de desenvolvimento individual para a vida e carreira", contou a psicóloga  e coordenadora da Coass, Cíntia Gouveia. 

Depoimentos

De acordo com Daniela Fonseca, servidora do Campus São Gonçalo do Amarante, a oficina sobre Habilidades Sociais foi satisfatória. "A atividade foi muito proveitosa, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Desejo vida longa ao projeto que se mostrou dê muita importância para nós, servidores do IFRN. Parabéns aos envolvidos". 

Para João Victor, do Campus Natal-Central, a roda de diálogo foi restauradora: "quanta riqueza! Foi verdadeiramente reanimador. Agradeço a todos pela capacitação; se não fosse o curso, eu não teria tomado a iniciativa de cuidar de uma equipe, enquanto gestor", descreveu o servidor. Já para Izabelle Primo, do Campus São Paulo do Potengi, a Oficina de Planejamento Financeiro proporcionou "uma reflexão sobre a necessidade do alinhamento entre renda e objetivos de vida". 

Confira o conteúdo da Cartilha de Ansiedade, Estresse e Inteligência Emocional na página da Coass

 Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coass/IFRN)

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas