Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / IFRN conquista primeiro lugar em mostra científica no Paraguai
Campus Zona Norte

IFRN conquista primeiro lugar em mostra científica no Paraguai

29/08/2017 - Delegação também conquistou credenciamento evento no Peru

IFRN conquista primeiro lugar em mostra científica no Paraguai

Joyce Silva, Luana Monte e Maria Alice Pereira, alunas do curso técnico em Comércio pelo Campus Natal-Zona Norte voltaram de um evento internacional com premiações na bagagem. Elas conquistaram, nesta sexta-feira (25), o primeiro lugar da Categoria Ciências Básicas na Feria de Ciencias y Tecnología (Fecitec) e o credenciamento para a Cientec, que será realizada no próximo ano em Lima, no Peru. A mostra aconteceu entre os dias 22 e 26 de agosto no Colégio Bilingüe Girasoles, em Encarnación, no Paraguai.

O trio, sob orientação do professor Olímpio Silva, desenvolveu um projeto que busca determinar o teor de nitrato nas águas que abastecem a Zona Norte de Natal, caracterizar o consumo e o armazenamento da água nas residências e, através da aplicação de questionários, confrontar dados obtidos na pesquisa com informações do abastecedor.

Segundo Olímpio, essa substância, presente principalmente nas reservas hídricas da região estudada, é um indicativo de possíveis condições insatisfatórias sanitárias e de higiene, que podem causar doenças e até câncer. "Os bairros de Lagoa Azul, Pajuçara e parte de Potengi apresentaram índices elevados do nitrato nas análises realizadas, ainda que os consumidores acreditem que a água é de boa qualidade", revelou.

Para o professor, a pesquisa é muito relevante, pois, além de apresentar os valores da substância para a Zona Norte e seus bairros, confronta os dados de consumo de água e esgoto com a rede de esgotos disponível nessas localidades e traça o perfil do consumidor. "Isso mostra que a contaminação por nitrato é um problema não somente por negligência no fornecimento de água por parte da empresa responsável, mas principalmente pela estrutura de saneamento insuficiente no município e falta de atenção dos consumidores aos níveis informados pelos abastecedores", explicou.

Vale salientar que também participam da pesquisa os estudantes Daniel Gomes, Gabriele Teixeira, Marcus Vinícius Luna, Monise Bispo e Victor Rodrigues, do curso técnico em Eletrônica. 


A Mostra

A Fecitec Girasoles é uma feira aberta ao público que reúne estudantes pesquisadores de instituições educacionais da cidade de Encarnación e de todo o Paraguai, criando um ambiente interdisciplinar e de confraternização em torno de diversas ciências. O evento, que conta com a exposição de projetos de pesquisa, recebe, desde 2015, trabalhos internacionais oriundos de países como Brasil, México, Peru e Turquia, produzidos por jovens de 11 a 17 anos do que equivale, no Brasil, ao Ensino Médio.

Neste ano, foram contempladas as áreas de Ciências Sociais e do Comportamento; Ciências Básicas; Ciências Ambientais e Tecnologia; Ciências Exatas; Medicina, Saúde e Segurança no Trabalho; e Engenharia.

Ações do documento

Página em carregamento