Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

Grupo de comunicadores submete ao Consup minuta da Política de Comunicação

Documento objetiva ser um orientador para as ações de comunicação da Instituição

Publicada em 10/09/2018 Atualizada há 1 ano

Construído de forma colaborativa entre representantes da área de comunicação social dos campi e da Reitoria do IFRN, a minuta da Política de Comunicação do Instituto foi submetida ao Conselho Superior da Instituição (Consup). Os interessados podem conferir a proposta através do Processo 23421.003867.2018-07.

O documento começou a ser escrito em 2017, com a coordenação da Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria (Asce). Tendo como princípios norteadores os regimentos institucionais, baseia-se na perspectiva da comunicação pública e estratégica (os nomes dos autores e colaboradores estão listados na Portaria 1953/2018-Reitoria/IFRN). 

Para isso, propõe uma organização da área na instituição enquanto comitê e a divisão do setor correspondente na Reitoria (Asce) em núcleos (audiovisual, eventos, jornalismo e design). Além da minuta do documento, o grupo escreveu ainda o Manual de  padronização de redação e estilos jornalísticos e o Manual de gerenciamento de mídias sociais, que têm o objetivo de orientar os responsáveis por esses trabalhos na Instituição.

"Para a escrita, os profissionais de comunicação contaram com o apoio de uma série de colaboradores, que repassaram as informações e orientações sobre a visão institucional dos temas abordados (públicos, pesquisa, extensão e internacionalização, por exemplo)", explicou a assessora de Comunicação Social e Eventos da Reitoria, Maria Clara Bezerra.

O trabalho para a construção da Política de Comunicação vem junto à atualização da normatização das cerimônias de certificação, formatura e colação de grau, aprovada pelo Consepex (Deliberação 1/2018). Ao mesmo tempo, as ações para reestruturação do site vêm sendo desenvolvidas em parceria entre a Asce e a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (Digti) e devem ser finalizadas até o primeiro semestre de 2019.