Gestores e estudantes discutem ações estruturantes para Unidade Rocas do IFRN

Encontro contou com a participação do Grêmio Estudantil Presidente Café Filho

Publicada em 05/07/2016 Atualizada há 1 ano

Na manhã de hoje (5), o reitor Wyllys Farkatt Tabosa se reuniu com o diretor-geral do Campus Natal-Cidade Alta, Carlos Eduardo Campos Freire, e outros gestores do Instituto, como também com representantes do Grêmio Estudantil Presidente Café Filho, para discutir questões relacionadas às ações estruturantes para melhor funcionamento da Unidade Rocas do IFRN. O reitor fez questão de destacar que a Reitoria está unida ao Campus em busca de promover o melhor ambiente para o desenvolvimento dos estudantes e dos bairros do entorno. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Unidade Rocas.

As alunas Brena Marinho e Giovana Morais, representantes do grêmio, e os servidores do Campus apresentaram os pontos que consideram necessários para um melhor funcionamento da Unidade, envolvendo questões de segurança nas áreas próximas e de estruturação física do prédio de ensino. O diretor-geral informou que foi disponibilizado um ônibus da Instituição para fazer a circulação dos alunos entre as duas unidades do Campus, antes e depois dos horários de aulas. "Isso garante mais segurança para o deslocamento e o uso de alguns espaços que ainda não estão concluídos na Unidade Rocas", explicou. O reitor garantiu que será solicitado um encontro com a Secretaria de Segurança de Natal, como também com a STTU, a fim de reivindicar paradas de ônibus mais próximas à entrada dos prédios de ensino do Campus Cidade Alta, como também mais segurança para o entorno.

O diretor de Engenharia do IFRN, Josué Martins da Silva, apontou que as obras ainda em andamento devem se encerrar até o final do ano. O Setor de Saúde está quase concluído e os refeitórios devem entrar em funcionamento em breve - para a lanchonete, está sendo finalizado o edital de concorrência.

A pró-reitora de Extensão do Instituto, Régia Lúcia Lopes, se responsabilizou por articular junto ao Campus projetos e cursos de Formação Inicial e Continuada que beneficiem a comunidade do entorno. Já o Pró-Reitor de Ensino pontuou que, durante o processo de revisão do Projeto Político Pedagógico do IFRN, já iniciado, será discutida a possibilidade de reserva de vagas para moradores das áreas próximas aos campi do Instituto.

"Somos uma Instituição que veio para ficar e para contribuir da melhor forma possível com o desenvolvimento das regiões em que estamos localizados", destacou o reitor Wyllys Farkatt. Ele fez questão de frisar ainda o compromisso do IFRN com a melhoria de vida de toda a comunidade vizinha à mais nova unidade do Instituto. Além disso, informou que serão feitas, junto ao MEC, as reivindicações necessárias para a ampliação do quadro de servidores do Campus.

REUNIÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS

Está marcada para o dia 16 de julho uma reunião com a direção do Campus Natal-Cidade Alta e os pais e responsáveis dos alunos da Unidade Rocas. O reitor se prontificou a participar, fazendo o convite para que os pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão também estejam presentes.

UNIDADE ROCAS

O prédio entrou em funcionamento em maio desse ano, localizado na antiga Rotunda, no bairro das Rocas, onde funcionavam as oficinas de recuperação de locomotivas e vagões da Refesa - Rede Ferroviária Federal S.A. Restaurado para manter as características arquitetônicas, abriga o Museu do Trem de Natal, que ainda será ampliado. Nele, funcionam os cursos técnicos integrados de Multimídia e de Lazer. "Foi uma grande luta administrativa para que a Unidade Rocas e o prédio sede do Campus Cidade Alta fossem revitalizados. Estamos todos comprometidos para que eles exerçam suas funções sociais junto aos nossos alunos e à sociedade potiguar", comentou Francisco Mariz das Chagas Fernandes, assessor de Suporte Organizacional do IFRN.