Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino

Fórum de validação das novas diretrizes dos cursos técnicos é transmitido ao vivo

Discussão tem como base análise da estrutura curricular. Fórum acontece nesta quinta e sexta, 4 e 5 de abril

Publicada em 04/04/2019 Atualizada há 1 ano

Dando continuidade ao processo de revisão das ofertas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) realiza nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5 de abril, o I Fórum de Validação das Novas Diretrizes para a Oferta de Cursos Técnicos, conforme previsto pelo seu Projeto Político Pedagógico (PPP). O Fórum acontece no auditório do Campus Natal-Central e é transmitido ao vivo pelo canal do youtube do Campus Natal-Zona Leste.

Como explica o pró-reitor de Ensino, Agamenon Tavares, as discussões se baseiam em uma análise minuciosa dos currículos dos cursos e as necessidades de adequação, visando sempre à manutenção da qualidade do ensino. Nesta primeira edição do Fórum (haverá uma segunda, nos dias 29 e 30 de abril), haverá uma exposição, por parte de cada Diretoria Acadêmica, das discussões realizadas no nível dos seus campi. A programação reserva também espaços para exposição por parte dos Núcleos Centrais Estruturantes (NCEs), responsáveis pelas discussões das disciplinas ofertadas nos cursos do IFRN, e coletivos.

A fim de esclarecer em relação ao debate sobre a matriz orçamentária do Conif, um dos pontos a se considerar na discussão sobre a temporalidade dos cursos, houve na manhã de hoje (4) uma exposição do orçamento do Instituto considerando sua evolução, projeção e os impactos financeiros da matriz por dimensão estratégica. O detalhamento foi solicitado pelas comissões. 

Os Fóruns são coordenados pela Pró-Reitoria de Ensino com a participação das comissões de discussão, membros dos NCEs, das Equipes Técnico-Pedagógicas (ETEPs) e coordenadores de cursos. Como informado na notícia sobre a reunião do Comitê de Ensino do IFRN, as discussões levantadas no Fórum serão levadas ao Conselho Superior (Consup), que fará as análises para validação das novas diretrizes. Os Fóruns são parte do processo de revisão dos cursos, o que conta com as discussões a nível de campus e de Reitoria e seminários. Em 2018, foram aprovadas pelo Consup as novas diretrizes dos cursos de licenciatura. A Proen coordena no momento a revisão dos cursos superiores de tecnologia e dos cursos técnicos.

Acesse: 

Programação dos Fóruns dos Cursos Técnicos

Link para acompanhar ao vivo

Matriz Orçamentária CONIF e o Orçamento do IFRN: evolução, projeção e impactos financeiros

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas