Campus Cidade Alta

Feijoada e batuques marcam lançamento do bloco Folia de Rua Potiguar

O bloco sairá pelas ruas de Natal no dia 23 de fevereiro

Publicada em 02/02/2017 Atualizada há 1 ano

Neste sábado (4), ocorre o lançamento oficial da terceira edição do Bloco Folia de Rua Potiguar. O evento acontece a partir das 13h, no Espaço Cultural Ruy Pereira, ao lado do Campus Natal – Cidade Alta do IFRN. Feijoada, ensaio aberto do bloco e uma oficina de iniciação à percussão prometem esquentar a atividade.

O Bloco já tem data para agitar as ruas de Natal em seu cortejo: 23 de fevereiro, às 19h30. O cortejo sai do Espaço Cultural Ruy Pereira, ao lado do IFRN na Cidade Alta, até o Largo do Atheneu. A feijoada de lançamento terá um valor de R$15,00 para contribuir com o financiamento coletivo da atividade. No dia 23/02, o cortejo é gratuito e aberto a toda comunidade.

O Bloco Folia de Rua Potiguar estreou em 2015. Em 2016, levou mais de 300 pessoas às ruas da cidade com a proposta de fazer um carnaval marcado por manifestações e ritmos da cultura popular norte-rio-grandense. “Nosso principal intuito era e é de contagiar as pessoas com nossa folia e contribuir com o enriquecimento do carnaval local por meio da produção e da difusão de ritmos percussivos característicos da cultura potiguar, como aqueles vindos do Côco-de-Zambê, Bambelô e Congos de Calçola, de origem afro-brasileira; dos Auto dos Caboclinhos de Ceará-Mirim e dos Potiguares, de origem indígena; e do Auto do Boi Calemba, de origem portuguesa”, explica o música responsável pelo grupo Folia de Rua Potiguar e um dos coordenadores do Bloco, Jorge Santos.

Até 2016, o cortejo do Bloco era animado apenas pelo grupo de percussão de mesmo nome, Folia de Rua Potiguar, com mais de 15 anos na cena cultural de Natal. Em 2017, a novidade é a inserção de outros elementos, como o Afoxé, e de vocalistas que acompanharão o percurso.

A iniciativa nasceu de uma parceria entre o grupo Folia de Rua Potiguar e professores, técnicos e estudantes do Campus Natal – Cidade Alta do IFRN. O Bloco tem a coprodução do Execult – Núcleo de Extensão e Prática Profissional em Cultura, Turismo e Lazer do Campus, com a participação de servidores e estudantes de diversos cursos. A equipe espera levar, pelo menos, 450 pessoas às ruas em seu terceiro ano.

“Em meio às manifestações carnavalescas do Frevo em Pernambuco, do Axé na Bahia e do Samba no Rio de Janeiro e de uma suposta falta de clareza do que é marcante na música popular do Rio Grande Norte, o Bloco Folia de Rua Potiguar traz uma proposta comprometida com a dimensão lúdica carnavalesca do lazer e do entretenimento, sem perder de vista a necessidade de ampliação da visibilidade da cultura local e do fortalecimento da identidade potiguar. Além dessa dimensão cultural, que já é pedagógica, a produção do bloco propicia a integração da teoria e prática na formação profissional dos nossos estudantes dos cursos de Eventos e Produção Cultural, por exemplo. Por isso, não poderíamos deixar de abraçar essa iniciativa”, explica Víctor Varela, coordenador do Execult e um dos coordenadores do Bloco.

A programação 2017 dispõe de ensaios abertos e gratuitos nos dias 03.02, 10.02 e 17.02, das 17h às 19h, no Espaço Cultural Ruy Pereira. No dia 23/02, a concentração do Bloco Folia de Rua começa às 17h30, com show e concurso de fantasia. O cortejo segue em direção ao Largo do Atheneu às 19h30.

O abadá do Bloco Folia de Rua será comercializado de modo opcional para os que desejarem contribuir voluntariamente com o financiamento do evento no valor de R$25,00. A venda ocorrerá diretamente com os comissários do bloco. Com ou sem abadá, o que importa é soltar a folia.

Mais informações, acesse nossa página: https://www.facebook.com/blocofoliaderuapotiguar.