Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Assistência Estudantil

Evento discute o funcionamento dos setores de saúde no IFRN

Encontro dos Profissionais de Saúde aconteceu entre os dias 13 e 14 de maio, na Reitoria do Instituto

Publicada em 14/05/2013 Atualizada há 1 ano

Profissionais de saúde do IFRN discutem com o reitor Belchior Rocha diretrizes para o funcionamento do setor

Com o objetivo de discutir o funcionamento dos setores de saúde do IFRN, aconteceu entre os dias 13 e 14 de maio o I Encontro dos Profissionais da Saúde do Instituto. Participaram do evento técnicos de enfermagem e enfermeiros; odontólogos e médicos e outros profissionais atuantes na área. Estiveram presentes também a diretora de Assistência Estudantil, Solange Fernandes, e o reitor do IFRN, Belchior Rocha.

O objetivo principal da reunião foi discutir uma estruturação do setor, padronizando as diretrizes de funcionamento e atendimento ao público. "Apontamos a necessidade de se criar uma coordenação de saúde em todos os câmpus. Para que isso seja debatido de forma mais detalhada, foi criado um Grupo de Trabalho com oito dos profissionais presentes ao Encontro", explicou Thiago Raulino, odontólogo do Câmpus Ipanguaçu.

Durante o evento, foi discutido também o módulo de saúde no Suap (Sistema Unificado de Administração Pública), software online do IFRN responsável por facilitar os trabalhos administrativos. Com o módulo, será possível registrar as atividades desenvolvidas pelos setores de saúde, cadastrar prontuários eletrônicos e outras ações. Segundo Ideíze Medeiros, técnica em enfermagem do Câmpus São Gonçalo, o recurso vai gerar um controle melhor dos atendimentos realizados, permitindo fazer pesquisas e análises sobre os principais problemas apresentados na saúde de alunos e servidores.

De acordo com Sara Lira, Enfermeira no Câmpus Ipanguaçu, encontros como esse também são importantes para abordar as responsabilidades dos profissionais de saúde enquanto atuantes em uma instituição de ensino. “Nosso atendimento precisa estar voltado a garantir a permanência do aluno em sala de aula”, destacou Sara. O I Encontro dos Profissionais de Saúde do IFRN foi promovido pela Diretoria de Assistência Estudantil (DIGAE).