JICS

Etapa regional dos jogos tem início nos campi Canguaretama, Natal-Central e Mossoró

Disputas seguem até o dia 2 de junho. Fase final acontece no Campus Currais Novos

Publicada em 31/05/2017 Atualizada há 1 ano

Abertura da etapa reginal, Campus Canguaretama. Foto: Éberton Marinho

Durante todo o dia, três campi do IFRN foram pontos de chegada para estudantes de todo o Rio Grande do Norte. Canguaretama, Natal-Central e Mossoró vão ser palco, até o dia 2 de junho, das disputas dos Jogos Intercampi do Instituto (JIFS). A competição envolve as modalidades basquete, vôlei, vôlei de areia, futebol, futsal, natação, handebol, xadrez, tênis de mesa, atletismo e judô.

A etapa regional faz parte de um processo que começa com a ação formadora da educação física nos currículos institucionais e é coroada com a final nacional dos Jogos dos Institutos Federais.Para o Diretor de Gestão de Atividades Estudantil do IFRN, professor Erivan Sales, o Intercampi reforçam a ideia da unidade do IFRN: “imaginem quase dois mil estudantes, juntos, em uma competição sadia e divertida, que auxilia na integração entre campi e deixa claro que estamos, como educadores, desempenhando nosso papel”, disse.

A Comissão Organizadora dos Jogos, formada por um grupo de trabalho multicampi, conta com a participação dos professores Dário Maia, do Campus Natal-Central, Irapuan Medeiros, do Campus Parnamirim, Mônica Mesquita, do Campus Mossoró, e João Dias, do Campus Santa Cruz.

Tabela da etapa classificatória

Polo

Campi em competição

Canguaretama

Canguaretama, Currais Novos, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Santa Cruz e São Paulo do Potengi.

Mossoró

Apodi, Caicó, Ipanguaçu, Lajes, Macau, Mossoró e Pau dos Ferros.

Natal-Central

Ceará-Mirim, João Câmara, Lajes, Natal-Central, Natal-Cidade Alta, Natal-Zona Norte e São Gonçalo do Amarante.

Fase final do Intercampi

Entre os dias 27 e 30 de junho, o Campus Currais Novos será sede das finais dos Jogos Intercampi. Para receber tantos estudantes, comissões técnicas e servidores que acompanham os alunos aos jogos, a prefeitura de Currais Novos foi procurada pelo Campus, representado pelo diretor-geral Andreilson Oliveira, e tornou-se parceira. Segundo informações do professor Erivan, as Secretarias Municipais de Turismo, de Saúde e de Educação estão envolvidas na construção do evento: uma ambulância, dois ginásios e o estádio da cidade (com pista de atletismo) já estão assegurados para uso durante as competições. A Polícia Militar e os órgãos de trânsito também já foram acionados e darão o suporte necessário às questões logísticas e de segurança dos atletas.

Intercampi pelo Brasil

As equipes campeãs nas finais do Intercampi do IFRN em Currais Novos credenciam-se para a etapa Nordeste, que acontecerá em Fortaleza, entre os dias 18 a 23 de julho. Em outubro, o Campus Poços de Caldas, do IF Sul de Minas, recebe os Jogos dos Institutos Federais (JIF), um dos maiores eventos sistêmicos da Rede Federal, com previsão de receber cerca de mil e 200 estudantes de todas as regiões do país para disputas em treze modalidades esportivas.