Estudantes do Campus Zona Norte compartilham experiências do Projeto Integrador

A atividade foi realizada durante Semana de Integração do Campus Canguaretama

Publicada em 20/10/2014 Atualizada há 1 ano

Alunos, ex-alunos e professores do Campus participaram, durante dois dias, de oficinas de apresentação do Projeto Integrador

Alunos, ex-alunos e professores do Campus Natal - Zona Norte ministraram para a comunidade acadêmica do Campus Canguaretama, localizado a 76 km da capital, oficinas sobre o Projeto Integrador (PI). A troca de informações sobre a ação, que inter-relaciona conteúdo de disciplinas técnicas e gerais e envolve a participação de alunos e professores dos cursos técnicos integrados oferecidos pela Escola, foi realizada nos dias 15 e 16 de outubro, na programação da Semana de Integração daquele Instituto.

Na quarta-feira (15), a coordenação do projeto, formada pelos professores Marjorie Ramos Karla Lima, Marcus Fernandes, Marlene Medeiros, Rodolfo Costa, Vaneska Santos e William Oliveira, apresentou à diretoria da unidade o passo-a-passo para a realização da ação e contribuiu para as práticas interdisciplinares ao propor um roteiro para a construção de um projeto semelhante no campus do município.

No dia seguinte (16) foi a vez de os estudantes se tornarem protagonistas das apresentações. Na ocasião, além de expor no encontro os protótipos da última edição do PI, eles compartilharam com alunos e professores, que lotaram o auditório, suas experiências com atividade: "O Projeto Integrador é o melhor exemplo de sinergia que tanto teorizamos em sala de aula. Além disso, apresentar em outra cidade o resultado da integração de alunos e professores nos ajudou a interligar ainda mais os saberes entre os campi", avalia a recém-formada em Comércio Aline Costa. Ainda segundo ela, a oportunidade serviu para expandir o ideal de integração interdisciplinar: "O todo é maior do que a simples soma das suas partes", finaliza.

Para Marjorie, os jovens demonstraram, durante a exposição, o compromisso do Campus com a educação integrada e a formação cidadã, estreitando os laços sociais entre os colaboradores da ação: "Pudemos comprovar a eficácia desta ferramenta metodológica no processo de ensino-aprendizagem, que contribui para a formação crítica, humanitária e criativa dos nossos alunos".

O Projeto Integrador tem como objetivo articular, de forma interdisciplinar, os conhecimentos gerais e técnicos ensinados em sala de aula, visando a formação integral do ser humano. Em sua última edição, realizada em abril de 2013, o projeto contou com a participação de professores e alunos dos cursos técnicos em Informática, Eletrônica e Comércio, que, com base no tema "Natal/RN: Resgatando Utopias e Integrando Sonhos", durante dois dias, apresentaram e justificaram a viabilidade de seus projetos, produtos e protótipos de intervenção como alternativas para solucionar problemas relacionados à mobilidade urbana, segurança pública e sustentabilidade da cidade.

Conteúdo relacionado:

19/04/2013 - Instituto promove edição 2012 do Projeto Integrador