Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

DESENVOLVIMENTO

Empresa integrada à Incubadora Tecnológica apresenta aplicativo para mapear doenças causadas por Aedes Aegypti

O IMPERIUM foi desenvolvido para controle de doenças como dengue, zica vírus e chicungunha

Publicada em 12/02/2016 Atualizada há 1 ano

O diretor executivo da Thiws Geotecnologia, Thiago Lima da Costa, participou nesta quinta-feira (11) de uma reunião na Reitoria do IFRN para apresentar o projeto IMPERIUM. Diante do alerta de casos de dengue, zica vírus e chicungunha, a empresa integrada à Incubadora Tecnológica do Campus Natal-Central desenvolveu o projeto com o objetivo de gerenciar e centralizar as informações pertinentes ao controle dos casos de transmissões do Aedes Aegypti com base em dados dos órgãos públicos, como o SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e secretarias municipais de saúde. 

Desenvolvido sobre a Plataforma ArcGIS e integrando nove multissistemas de inteligência geográfica, o IMPERIUM pode ser utilizado por agentes de saúde e por cidadãos comuns, através de aplicativo. Os agentes poderão ir a campo e enviar informações online para a sala de situação, onde todos os dados serão atualizados, fornecendo assim informações de casos, possíveis focos e o incidente em tempo real. Já os cidadãos poderão enviar denúncias e mapear locais de risco. Além disso, com o auxílio do sistema, poderá ser realizada uma investigação dos casos, com base nos locais onde o paciente percorreu nos últimos sete dias. 

A central de controle será utilizada pela Marinha durante a atuação dos militares no Dia D, em ações realizadas amanhã, dia 13 de fevereiro. O IFRN também firmará parceria com a Thiws Geotecnologia e utilizará do funcionamento do aplicativo em atividades de combate às epidemias. 

A Thiws surgiu no ano de 2007, em Natal, direcionada para o seguimento de inteligência geográfica nos mercados e gestão pública, mineração, ambiental e demais consultorias nas áreas de geociência. 

Palavras-chave:
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas