Divulgados resultados dos Programas Institucionais de Bolsas

Dos 55 alunos que tiveram projeto aprovado, dois poderão cursar um semestre em uma instituição estrangeira em 2012

Publicada em 05/09/2011 Atualizada há 1 ano

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN divulgou na tarde desta segunda-feira (5) o resultado dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Foram selecionados seis projetos de iniciação científica e 47 projetos de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação. Além de outros dois destinados exclusivamente a alunos que ingressaram por programa de ações afirmativas.

De acordo com o José Yvan Leite, pró-reitor de pesquisa e inovação, o CNPq destinou ao IFRN duas das chamadas bolsas sanduíche. Estas contemplarão alunos com a oportunidade de estudar durante um semestre letivo em uma instituição estrangeira em 2012. “A seleção será feita entre os alunos que já participam dos programas institucionais de bolsas, pois este é um dos critérios estabelecidos pelo CNPq para escolha dos estudantes”, afirmou José Yvan.

A prioridade é para a área tecnológica. Até dezembro deste ano os bolsistas serão avaliados em diversos critérios até que dois sejam selecionados. “Além da seleção entre os bolsistas, iniciaremos o processo de definição das instituições que receberão nossos alunos”, completou o pró-reitor.

Entre os critérios que serão avaliados nos bolsistas estão, a experiência em atividades de iniciação científica, desempenho acadêmico destacado, suficiência em inglês ou no idioma do país de destino e ter se destacado em olimpíadas científicas.

O valor das bolsas é de US$ 870 (mais benefícios) para as universidades nos Estados Unidos e de 870 euros (mais benefícios) para as instituições na Europa. Também é possível a escolha de universidades da Coreia do Sul, China, Austrália, entre outras.