Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

excelência

Cursos superiores do IFRN conquistam conceito máximo em avaliação do MEC

Graduações ofertadas pelos campi Currais Novos e Natal Zona Norte alcançaram a nota 5, em processo de Renovação de Reconhecimento.

Publicada em 15/03/2018 Atualizada há 12 meses

Para o MEC, o conceito 5 indica “perfil de qualidade excelente”

Os Cursos Superiores de Licenciatura em Informática do Campus Natal-Zona Norte e o de Tecnologia em Sistemas para Internet Campus Currais Novos, passaram por recente avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC). As avaliações, parte do processo de Renovação de Reconhecimento, classificaram a infraestrutura, o corpo docente e a organização didático-pedagógica dos cursos com o conceito 5, a nota máxima, que indica “perfil de qualidade excelente”.

Zona Norte

O professor Francisco Júnior, coordenador da Licenciatura em Informática, diz ter recebido o resultado da avaliação com muita alegria: “O curso tem apresentado resultados muito relevantes. Todos eles frutos da atuação de nossos alunos nas escolas públicas da Zona Norte de Natal, em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Vamos continuar trabalhando forte para que esse resultado seja mantido”, declarou. Valdemberg Pessoa, diretor-geral do Campus, compartilha a felicidade de Francisco: “Além do cuidado, zelo e atenção aos alunos que temos, do ponto de vista institucional, a nota máxima fortalece o IFRN, porque temos agora mais um curso do instituto a demonstrar a nossa qualidade de ensino. É, de fato, com muita alegria que recebemos a nota”.

Para Fábio Henrique Costa da Silva, aluno do curso e membro do Centro Acadêmico é uma realização de todos ver esse reconhecimento: “Estudo aqui desde 2015 e vivenciei a mudanças e readequações que têm demonstrado um grande empenho para crescimento do curso. Nossa casa hoje está em festa, nossa família ganhou um grande presente, somos referência na área de informática, me orgulho por fazer parte dessa história, de ser parte do Campus Natal-Zona Norte do IFRN”.

Currais Novos

"Sempre escutamos as recomendações do MEC, tentando atingir uma nota 5", disse o professor coordenador do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, Gustavo Sizilio. Para o coordenador, à frente do curso desde 2015, a conceito máximo é fruto de um trabalho colaborativo, desde a gestão até os terceirizados, em que todos participaram da construção deste resultado. Outro ponto de relevância, segundo Gustavo, foram as melhorias na infraestrutura, como a construção de laboratórios e de um prédio exclusivo para o curso. Aluno egresso do curso de Sistemas para Internet, Paulo Eugênio disse que sua formação abriu um leque de oportunidades, por agregar a área de programação com a área de redes de computadores, o que o permitiu entrar no IFRN, onde atua como professor substituto. Andreilson Oliveira, diretor geral do Campus, também celebrou o êxito na avaliação: "A conquista desse conceito vem coroar ações de toda a nossa comunidade acadêmica: alunos, docentes, técnicos administrativos e terceirizados. Recebemos a notícia com a certeza de que estamos indo pelo caminho certo para a consolidação dos nossos cursos superiores, mostrando toda a excelência que a instituição oferece”, disse. Segundo o diretor, o “perfil de qualidade excelente” alcançado pertence, também, a Currais Novos e às cidades circunvizinhas.

Sobre os Cursos

Os profissionais formados no Curso Superior de Licenciatura em Informática, oferecido pelo Campus Natal Zona Norte do IFRN, têm entre as possibilidades de atuação o ensino de Ciência da Computação nas escolas e de informática nas organizações, a inserção em equipes interdisciplinares desenvolvimento de programas educacionais e de sistemas de controle de educação a distância, por exemplo. Já a graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet, do Campus Currais Novos, forma profissionais que se ocupam do desenvolvimento de programas, de interfaces e aplicativos, do comércio e do marketing eletrônicos, além de páginas e portais para internet e intranet, podendo ainda cuidar da implantação, atualização, manutenção e segurança dos sistemas para internet. Em ambos os casos, o processo de seleção é realizado através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo assim distribuídas: 50% das vagas destinadas para ações afirmativas e 50% para ampla concorrência.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas