Inovação

Com falas de incentivo à pesquisa, CT Mineral é inaugurado em Currais Novos

Centro de Tecnologia atuará com minerais estratégicos como tântalo, nióbio e terras raras

Publicada em 02/09/2019 Atualizada há 1 ano

Esposa e filho do professor José Yvan, que nomeia o CT, receberam placa de homenagem. Foto: Davi Severiano

Na manhã desta segunda-feira (2), pesquisadores, empresários do ramo da mineração e representantes políticos se uniram a estudantes e servidores do IFRN para inaugurar o Centro de Tecnologia Mineral José Yvan Pereira Leite, em Currais Novos. O CT passa a atuar para a criação de novas técnicas de prospecção, produção e caracterização para a obtenção de minerais estratégicos como tântalo, nióbio e terras raras. O evento foi um momento de celebração à pesquisa e às oportunidades de desenvolvimento local que ela pode proporcionar.

Além de representantes de instituições como Idema, Crea, universidades e Sistema S, a inauguração contou com a participação do reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa; do secretário de Estado de Direito Econômico, Jaime Calado, na ocasião, representando o Governo do Estado; da senadora Zenaide Maia; do prefeito de Currais Novos, Odon Júnior; do superintendente da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), Jairo Santos; do diretor executivo do CT Mineral, João Batista Monteiro; do representante da Câmara Municipal de Currais Novos, o vereador Rady Dias de Medeiros, e da esposa do professor José Yvan, Maria Jalila Leite, além de gestores do IFRN, com destaque para o diretor-geral do Campus Currais Novos, professor Andreilson Oliveira, onde está localizado o CT Mineral.

O reitor Wyllys farkatt destacou: “essa história começou com um sonho, em 2008. Se concretiza hoje com a ajuda, a contribuição de muita gente. É a continuidade de um trabalho abnegado e obstinado de todos que fazem o IFRN. Este é um momento de união de todos – poder público, academia, empresários e sociedade em geral – para uma nova história que estamos construindo na cidade, na região e no Brasil”.

O prefeito Odon Júnior frisou: “esta é a grande obra dos últimos 30 anos daqui de Currais Novos. E o CT é do Rio Grande do Norte. É mais do que de Currais Novos. Isso é importantíssimo”. Já o secretário Jaime Calado lembrou que, com a assinatura da Câmara Setorial, realizada pelo prefeito Odon Junior durante o evento, os empresários que se estabelecerem na região poderão contar com uma redução de 85% no ICMS.

Durante o evento, foi assinado ainda o contrato de parceria entre o IFRN, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), e a Funcern. Representada pelo seu superintendente, Jairo Santos, a Funcern atuará conjuntamente para o gerenciamento do Centro. O CT é uma iniciativa conjunta entre o IFRN, a UFERSA, a UFRN e a UERN, através da qualificação de espaços e da aquisição de equipamentos. Conta também com a colaboração da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern).

HOMENAGENS

O CT Mineral recebeu o nome do professor José Yvan, falecido no dia 10 de junho, como homenagem ao seu trabalho na área de mineração no estado. O professor atuou no IFRN por quase 30 anos da sua vida. Além da coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação por 8 anos e da criação e editoração da revista científica Holos, o projeto do CT foi iniciado por ele.

Estavam presentes ao evento familiares e amigos do professor. Sua esposa, Maria Jalila Leite, e o seu filho, Igor Leite, foram os responsáveis por receber das mãos do reitor Wyllys Farkatt e do superintendente da Funcern, Jairo Santos, a placa de homenagem. “Agradeço com todo carinho ao IFRN por essa homenagem. Tenho certeza que ela é simbólica para o desenvolvimento da instituição. Como ele mesmo dizia, precisamos seguir exemplos. Desejo que o nome dele seja exemplo de estímulo para o desenvolvimento do estado”, declarou Jalila.

O IFRN emitiu ainda Menção de Elogio e certificados, pelos trabalhos desenvolvidos para o estabelecimento do CT, a 38 servidores e pesquisadores, do Instituto, da UFRN, da Funcern e da Procuradoria Jurídica. Foram entregues ainda placas de homenagens, pela relevância do trabalho para a concretização do CT, ao prefeito Odon Júnior e ao vereador Rady Dias, que foi professor do IFRN e ex-diretor geral do Campus Currais Novos.

pesquisa