Codir

Colégio de dirigentes se reúne para terceira reunião ordinária do ano

Encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira, na Sala de Atos da Reitoria

Publicada em 14/03/2017 Atualizada há 1 ano

Na manhã desta segunda-feira (14), os integrantes do Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir) se reuniram para a terceira reunião ordinária do ano. O encontro começou com a apresentação de proposta de mudança para a realização de formaturas e colações de grau no âmbito do Instituto.

Considerando o aumento no número de turmas concluintes nos 21 campi da Instituição, a chefe de Gabinete da Reitoria, Maria Auxiliadora de Lira, propôs que os diretores-gerais tivessem a competência de também realizar colações de grau. Isso aconteceria apenas nas situações em que o reitor ou seu representante legal não pudesse estar presente ao campus. Nesse sentido, as colações de grau em separado poderiam ser feitas também nos gabinetes das direções-gerais. A proposta também foi que as formaturas passassem a ser presididas, a princípio, pelo diretor do campus. Os integrantes do Codir aprovaram a sugestão, o que vai gerar uma portaria de delegação de competências.

A reunião do Codir foi marcada ainda pela apresentação do projeto que pretende retomar a visita dos gestores da Reitoria ao campi. A ideia é que todas as áreas sistêmicas do IFRN sejam representadas. Os gestores se reuniriam com os interessados do campus em sugerir contribuições para a área específica. Ao final, em reunião coletiva entre a comunidade acadêmica e o reitor, seriam listados encaminhamentos a partir das sugestões. As visitas devem acontecer uma vez a cada semestre, com início previsto para abril. Os diretores-gerais ficaram de analisar as sugestões de datas e de cronogramas.

O encontro foi marcado ainda pela apresentação do relatório de avaliação da II Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), que aconteceu em novembro de 2016, no Campus Parnamirim. O coordenador geral do evento, professor Alison Batista, falou sobre a satisfação em participar da Semana, que contou com 8 sub-eventos, quase 4 mil inscritos e mais de 700 trabalhos apresentados. “Recomendo que todos os campi possam passar por essa experiência de organizar a Secitex. Foi um momento de aprendizado muito grande e de aproximação com as Pró-Reitorias”, declarou. Em 2017, o evento acontece no Campus Caicó, com previsão para o período de 28 de novembro a 1º de dezembro.

A coordenador do projeto Campus Verde, Valiene Oliveira, apresentou também relatório com as principais atividades desenvolvidas pelos campi do IFRN relativas à sustentabilidade. “Podemos destacar a gestão de resíduos realizada pelo Campus Parnamirim. É uma iniciativa que pode ser replicada para todos os campi”, enfatizou.

A pró-reitora de Ensino em exercício do IFRN, Ticiana Coutinho, aproveitou para submeter os calendários acadêmicos pós-greve de 14 campi, avaliados pela última reunião do Comitê de Ensino (Coen), que aconteceu nos dias 23 e 24 de fevereiro. Os calendários foram aprovados pelo Codir. O coordenador de Acesso Discente do Instituto, professor Everaldo Pereira, considerando o aumento nos valores destinados ao pagamento de Encargos de Cursos e Concursos, apresentou algumas opções para que a Instituição consiga realizar seus processos seletivos. Uma delas é a atualização das taxas de inscrição, que não sofrem reajuste desde 2009, como também a revisão das equipes responsáveis pelos processos. As propostas também ficaram de ser enviadas aos gestores.

extensao
servidores