Pesquisa e Extensão

Campus Nova Cruz realiza sua primeira Expotec

A programação segue até amanhã (2), com minicursos, palestras e exposição de banners.

Publicada em 01/12/2011 Atualizada há 1 ano

Alunos, servidores e comunidade externa assistiram à abertura da Expotec.

Fruto da 2ª fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Campus Nova Cruz realiza de hoje (1º) até amanhã (2) sua primeira EXPOTEC – Exposição Científica, Tecnológica e Cultural. O tema desta edição é Gestão e Tecnologia: uma ponte para a sustentabilidade.

A Exposição é uma maneira de a comunidade acadêmica discutir com a sociedade as pesquisas e trabalhos realizados. Para o diretor geral do Campus, professor Francisco Assis de Oliveira, é uma maneira de sensibilizar alunos e professores para o processo de pesquisa e inovação. Segundo Djeson Mateus Alves, diretor acadêmico, “aqui em Nova Cruz ainda somos uma criança de berço, mas já temos coisas a serem divulgadas”.

Na abertura do evento, além do diretor geral e acadêmico, estavam presentes também Ernesto Tacconi, representante da Coordenação do Curso Técnico de Administração; José Macedo Firmino Filho, representante da Coordenação do Curso Técnico de Informática; Sidney e Bruno, ex-aluno e aluno do Campus Natal-Central do IFRN, respectivamente.

Sidney e Bruno são deficientes visuais e proferiram a palestra de abertura da Expotec de Nova Cruz. O primeiro terminou o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o segundo é aluno de Geografia. Eles destacaram a capacidade de superar obstáculos como algo necessário à vida de qualquer pessoa, seja ela deficiente ou não, sendo necessário ter “diretrizes, objetivos e metas”, segundo Sidney.

Na abertura, ainda houve uma apresentação musical da aluna do Curso Técnico Subsequente Iradiana Nascimento de Freitas, saxofonista, acompanhada por banda. De acordo com Djeson Mateus, 200 pessoas se inscreveram para os minicursos. Além dos 173 alunos matriculados hoje no Campus, foram abertas inscrições também para a comunidade externa.

Juliana Soares de Oliveira, 20 anos, não é aluna do IFRN e se inscreveu para o curso de Folha de Pagamento. Para ela, as informações transmitidas já serviram de estudo para o vestibular que ela vai prestar próximo ano. Jorge Antônio Mário de Lima, 31 anos, aluno do 3º período do Curso Técnico em Informática, fez o curso de Introdução ao Autocad. Jorge ressaltou que vai usar os conhecimentos adquiridos para ajudar o irmão, mestre de obras, “porque o curso fala muita coisa interessante que eu não sabia sobre como fazer plantas de casas”.

O Campus Nova Cruz funcionava, desde 2009, no Polo da UFRN Nova Cruz. Em agosto deste ano, mudou-se para o prédio definitivo. Hoje, oferece 5 cursos técnicos subsequentes, sendo 2 de Administração e 3 de Informática. Próximo dia 9, haverá a colação de grau da sua primeira turma, Técnico Subsequente em Informática.

extensao