Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MocitecZN

Campus Natal-Zona Norte realiza solenidade de abertura da V Semana de Ciência e Tecnologia

Cerimônia desta segunda-feira (7) terá como palestrante o pesquisador João Abner Guimarães

Publicada em 07/11/2016 Atualizada há 1 ano

Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento (USP), João Abner Guimarães Júnior será o palestrante de abertura do evento

Acontece esta segunda-feira (7), às 19h, no auditório do Campus, a solenidade de abertura da V Semana de Ciência e Tecnologia, que acontece até sexta-feira (11). A cerimônia vai contar com a presença do doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento (USP), João Abner Guimarães Júnior, como palestrante, e de autoridades institucionais.

Neste ano, a Semana, cujo tema é "Ciência alimentando o Brasil", reúne quatro eventos de cunho científico e tecnológico: a III Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MocitecZN), o II Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (Sipex), a I Semana de Marketing (Semark) e o I Painel Temático. 

A programação completa inclui exposição de trabalhos, minicursos, mesas-redondas, palestras, além de concursos de fotografia e redação e uma noite de confraternização.

MocitecZN: consolidação no calendário escolar

A III MocitecZN vai receber 60 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, de estados como Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo, nas seguintes áreas: Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Humanidades, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Computação e Ciências Biológicas e da Saúde. 

"O evento busca estimular a difusão da cultura investigativa, inovadora e empreendedora, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico", explicou o professor Marcus Fernandes, coordenador geral da V Semana de Ciência e Tecnologia.

Para ele, a MocitecZN assumiu papel de protagonista no incentivo à produção de ciência e revelação de novos pesquisadores no Rio Grande do Norte nos últimos anos. "A feira foi o ponto de partida de vários projetos que vieram a se destacar em algumas das principais mostras de tecnologia do mundo", completou.

Em 2015, recebeu submissão de 136 projetos de 7 estados diferentes, sendo selecionados 40 projetos como finalistas. Compareceram ao evento 121 participantes entre alunos pesquisadores e orientadores. Contou com a ajuda de 50 avaliadores voluntários de diversas áreas do conhecimento e 40 alunos e 20 professores voluntários na organização. Recebeu, aproximadamente, 1000 visitantes.

 

Prêmios e credenciamentos

Como nas edições anteriores, os melhores trabalhos serão premiados e poderão concorrer a credenciamentos para vários eventos de ciência e tecnologia, entre eles a Expo Milset Brasil (Fortaleza-CE), a Mostratec (Novo Hamburgo-RS), a Febrace (São Paulo-SP), o Proyecto Multimedia (México), o Centro de Investigación y Empreendimiento Francisco Watson (Colômbia) e a Infomatrix Brasil.

Para acessar a programação completa dos eventos, clique aqui.