SUSTENTABILIDADE

Campus Natal-Central irá instalar placas solares para obtenção de energia limpa

Tecnologia verde será implantada em outubro e irá reduzir os custos do Campus

Publicada em 06/08/2014 Atualizada há 1 ano

As placas serão instaladas por técnicos ainda em agosto. Foto: Catarina Freitas

Duas usinas de energia solar serão instaladas no Campus Natal-Central do IFRN. A previsão é que os painéis de energia solar, com capacidade de gerar 50 Kwh cada uma, entrem em funcionamento no início de outubro deste ano.

O benefício que a ação proporcionará ao Campus, além do uso de energia limpa, é a redução dos custos com a não utilização de energia elétrica. Segundo o diretor de Administração do Campus, Francisco Antonio de Pontes, cerca de 10 a 15% da energia consumida será economizada.

Outra vantagem da instalação das usinas é o conhecimento proporcionado aos alunos e professores. O projeto pretende agregar a participação dos discentes e docentes no acompanhamento da instalação e funcionamento das usinas com a criação de bolsas.

Energia solar no IFRN

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) é a primeira instituição do Estado a contar com o novo sistema regulamentado pela Resolução 482/2012. Além do prédio da Reitoria, mais quatro usinas estão em processo de instalação nos campi Currais Novos, São Paulo do Potengi, Canguaretama e Ceará-Mirim.

As unidades de ensino de Parelhas e de Lajes, que estão em fase de obras, deverão ser entregues até o final deste ano com as usinas já em funcionamento.

Para essas unidades, a previsão é que haja uma redução na conta de energia de 45% a 50%. "Esse número é revertido diretamente na diminuição da emissão de carbono para o meio ambiente", pontuou o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha.

Saiba mais: Painéis de energia solar entram em funcionamento na Reitoria do IFRN

extensao
pesquisa