Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Graduação

Campus Mossoró oferta vagas para cursos de Matemática e de Gestão Ambiental

Inscrições seguem até 3 de agosto. Candidato pode usar a nota das 5 últimas edições do ENEM

Publicada em 30/07/2016 Atualizada há 1 ano

Campus Mossoró do IFRN

Escolher um curso de graduação é uma tarefa difícil, pois essa decisão irá gerar consequências em toda sua carreira profissional. Algo importante de se fazer antes da escolha é analisar o mercado de trabalho. Duas boas dicas de formação são o curso de graduação de Tecnologia em Gestão Ambiental e a Licenciatura em Matemática, ofertados pelo Campus Mossoró do IFRN através do Edital 23/2016. A seleção será realizada através da nota do ENEM, podendo o candidato escolher entre os desempenhos das últimas 5 edições do Exame (2010, 2011, 2012, 2013, 2014 ou 2015). As inscrições devem ser feitas até às 22h do dia 3 de agosto, no site de processos seletivos do IFRN.

TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental foi criado em 2012, com uma carga horária de 2.234 horas, ou seja, duração de três anos. O tecnólogo desta área consegue entender a relação entre o homem e o meio ambiente, além de possuir condições de produzir e aplicar conhecimentos científicos na área ambiental. Atuando na gestão, monitoramento e fiscalização do meio ambiente.

Sabe-se que cada vez mais as industrias recebem uma cobrança maior por parte da sociedade pela preservação do meio ambiente, além disso o novo código florestal impõe regras mais rígidas sobre o uso da terra. Daí se deu o crescimento da procura por profissionais nessa área, já que temos poucas pessoas formadas.

Dentro do curso o aluno terá acesso aos conhecimentos práticos e teóricos, sendo que a partir do 4º período os estudantes passam por estágio curricular obrigatório ou podem optar por se envolver em projetos, estudos de caso, pesquisas individuais e prestação de serviços.

 

 MATEMÁTICA

A média do número de matrículas no ensino médio cresceu significativamente nos últimos anos no Brasil. Consequentemente, também aumentou a necessidade de formação de professores para atuarem nas escolas de educação básica e, por conseguinte, nas instituições de ensino superior.O Rio Grande do Norte não foge a esta realidade. Para contribuir na transformação dessa realidade, suprindo essa demanda no setor de ensino, o IFRN oferece diversas formações de nível superior com qualidade, a exemplo do Curso de Licenciatura em Matemática.

O matemático usa a lógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses, desenvolve aplicações dos cálculos na pesquisa pura e na ciência aplicada. O curso oferecido pelo IFRN tem a duração de quatro anos e dispõe de uma matriz curricular organizada por disciplinas em regime de crédito, com período semestral. Ao todo, 2.160 horas são destinadas à formação docente, 184 horas a seminários curriculares e 1.000 horas à prática profissional, totalizando a carga horária de 3.344 horas.

O IFRN, ao propor um perfil diferenciado de cursos de licenciatura, inova pedagogicamente sua concepção de formação de professores, em resposta aos diferentes sujeitos sociais para os quais se destina, levando em conta o diálogo entre os saberes de diferentes áreas do conhecimento, a produção de conhecimento na área de formação docente e a necessária articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Diante dessa articulação com pesquisa e extensão, o profissional licenciado em matemática pode trabalhar também nas áreas econômica, financeira, tecnológica, entre outras. Além disso, a área também tem ganhado importância dentro de corporações especializadas em gerenciamento de dados e modelagem matemática, capazes de desenvolver algoritmos para melhorar o desempenho de negócios.

 

 MAIS VAGAS

Os curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e Licenciatura em Matemática estão sendo sendo ofertados através do Edital 23/2016, que traz um total de 195 vagas para 8 cursos superiores de graduação, em 7 cidades do Rio Grande do Norte. Os interessados podem se inscrever até o dia 3 de agosto, através do site de processos seletivos do IFRN. Estão sendo ofertadas as seguintes vagas:

  • TECNÓLOGOS

Design de Moda - Campus Caicó

Gestão Ambiental - Campus Mossoró

Processos Químicos - Campus Nova Cruz

Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Campus Pau dos Ferros

Logística - São Gonçalo do Amarante

  • LICENCIATURAS

Biologia - Campus Macau

Matemática - Campus Mossoró

Química - Campus Pau dos Ferros

Física - Campus Santa Cruz

ACESSE:

Edital 23/3016 - cursos de graduação do IFRN pela nota do ENEM

Site de Processos Seletivos para realização e acompanhamento das inscrições

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas